Cuiabá | MT 29/03/2024
Geral
Terça, 02 de julho de 2019, 11h21

CGE apresenta Sistema de Controle Interno aos municípios


A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) apresentou, no mês de junho, a 40 controladores e auditores internos de 19 municípios de Mato Grosso, as funcionalidades da ferramenta eletrônica utilizada nas atividades de auditoria e controle preventivo. O interesse em conhecer o sistema partiu dos profissionais dos municípios, já que os controles internos das cidades mato-grossenses carecem, com raras exceções, de ferramenta eletrônica para a gestão das atividades.

Auditores da CGE demonstraram o funcionamento do Sistema de Controle Interno a servidores dos controles internos dos municípios 

Denominado de Sistema de Controle Interno (SCI), o software concentra as informações de todo o ciclo de auditoria, da abertura das ordens de serviços à elaboração dos relatórios, orientações técnicas, pareceres etc. Foi desenvolvido por analistas da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) em parceria com auditores do perfil em Ciências da Computação, há cerca de oito anos, com base na metodologia de atuação da CGE.

A ideia da apresentação foi demonstrar os fundamentos da concepção e o funcionamento da plataforma para que os controles internos municipais avaliem a viabilidade de uso do software ou de servir de referência no eventual desenvolvimento de sistemas próprios.

A CGE assegurou o compartilhamento gratuito da plataforma com os municípios interessados, como parte da diretriz estratégica de apoio aos controles internos municipais. “Não precisamos inventar a roda. Temos é de nos unir cada vez mais, utilizar as ferramentas e metodologias disponíveis para evoluirmos e darmos uma resposta efetiva à sociedade”, destacou o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida.

Segundo o presidente da Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom-MT), Angelo Silva de Oliveira, é incompatível que um órgão de controle da gestão pública não tenha ferramentas tecnológicas para automatizar, economizar tempo e aplicar as melhores práticas.

“Com o uso do software nas Controladorias e Unidades de Controle Interno (UCI), haverá aumento de produtividade, ganho em redução de custos, além do aumento da qualidade e da eficiência na atividade de auditoria governamental e controle interno. É a reunião das melhores práticas e processos para que os profissionais sigam e tenham melhores resultados. É ainda indiscutível o uso da tecnologia para se chegar a eficiência na administração pública”, comentou o líder da Audicom-MT.

Via de mão dupla

O secretário adjunto de Controle Preventivo e Auditoria da CGE-MT, José Alves Pereira Filho, comentou que vê na parceria não somente uma forma de ajudar os municípios mas também uma possibilidade de aprimorar o sistema eletrônico já que, com mais usuários, serão latentes as contribuições de melhoria.

“É uma via de mão dupla. A CGE tem uma bagagem, uma experiência acumulada nesses 40 anos que pode auxiliar os municípios, cujos controles internos, com raras exceções, nasceram depois do ano de 2007, mediante a Resolução nº 01/2007/TCE. Por outro lado, com mais gente usando a ferramenta, a CGE terá mais possibilidades de melhorias no sistema”, disse o adjunto.

Treinamento

A apresentação foi realizada nos dias 14 e 28 de junho, no prédio da CGE-MT, em Cuiabá. O treinamento contou com a participação de profissionais de Santo Antônio do Leverger, São José dos Quatro Marcos, Tapurah, Juscimeira, Tangará da Serra, Bom Jesus do Araguaia, Várzea Grande, Cláudia, Cuiabá, Primavera do Leste, Querência, Colniza, Campo Verde, Gaúcha do Norte, Cáceres, Pontes e Lacerda, Figueirópolis d’Oeste, Porto Estrela e Rondonópolis.

O módulo teórico foi conduzido pelo secretário adjunto de Controle Preventivo e Auditoria da CGE-MT, José Alves Pereira Filho, e o módulo prático, pelo superintendente de Soluções Tecnológicas, Wander de Oliveira Lima.

A apresentação da ferramenta aos profissionais de controle interno dos municípios foi desdobramento de reunião realizada em maio/2019 entre representantes da Controladoria do Estado, da Associação de Auditores da CGE (Assae) e da Audicom-MT sobre a possibilidade de parcerias.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114