Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Segunda, 06 de dezembro de 2021, 14h19

Vídeos com tradução em libras auxiliam população surda em provas teóricas de direção


.

língua portuguesa tem sido um obstáculo enfrentado pela comunidade surda no momento da realização da prova teórica de direção. Em razão dessas dificuldades, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), adequada a prova teórica com a implantação de vídeos com a tradução em libras para auxiliar a pessoa surda a conquistar a tão sonhada Carteira Nacional de Trânsito (CNH).

O Intérprete de Libras do Detran-MT, Maurício Tadeu Pacheco da Silva, tem visitado alguns municípios do interior de Mato Grosso, acompanhando os candidatos durante a realização da prova teórica. No último mês, ele esteve em Sinop, Cláudia, Sorriso, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra.

Durante as visitas, Maurício teve contato com surdos que já possuíam histórico de reprovação e compreende a realidade linguística da comunidade e identificou quais são as adequações necessárias para assegurar o melhor entendimento das provas teóricas. Os vídeos com a tradução em libras têm sido constantemente aperfeiçoados, a partir de orientações da própria população sobre a população e com o auxílio do estagiário sobre o Detran-MT, Iverson Almeida da Silva.

 

Candidata surda e moradora de Sinop, Tatiane Reinheimer já havia reprovado na prova teórica 12 vezes e, desta vez, conseguiu ser aprovada. “Antes eu não compreendia o significado das palavras, com a tradução, eu pude compreender a forma mais clara o significado das palavras e o contexto”, destaca.

Segundo Alison da Costa, cidadão surdo que também já reprovou algumas vezes, é importante ter um intérprete devido a uma variedade de sinais em todo o território nacional. “Anteriormente, a tradução era feita de forma simplória, descontextualizada, de forma mecânica e sem expressão corporal, prejudicando o entendimento. Com a presença do Maurício, a interpretação ficou mais coesa e mais clara, eu compreendi e consegui acertar as questões ”, relatou.

A didática implementada pelo Detran diminuiu a taxa de reprovação da comunidade surda. Nos últimos seis encerrados, em outubro, a taxa de aprovação foi de 83%. Entre os surdos atendidos, apenas um candidato não conseguiu a aprovação.

“O Detran-MT tem se esforçado cada vez mais para garantir a inclusão social em seus serviços e o atendimento digno a todos os cidadãos”, destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114