Artigos

50ª Rima - A liminar
Alessandra Rosa Da Silva Carvalho
Políticos e redes sociais
Margareth Botelho
Ações que se completam
Carlos Brito
Resiliência
Gabriel Novis Neves
Parabéns meus homens
Marcos Bidoia
» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Sexta, 03 de fevereiro de 2012, 13h23

Capacitação em Brasília prepara Estados para realização da Consocial


Técnicos da Auditoria Geral do Estado (AGE) participam desde esta quinta-feira (02.02), em Brasília, de uma capacitação oferecida pela Controladoria Geral da União (CGU) com vista à realização da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial). O evento aborda critérios de sistematização das propostas encaminhadas pelas etapas preparatórias e tem por objetivo potencializar o resultado final dos trabalhos.

Conforme destaca a consultora da CGU para a 1ª Consocial, Renata Florentino, a sistematização dá qualidade e confiabilidade ao processo na medida em que assegura ao participante da conferência a garantia de que sua proposta será considerada nas etapas seguintes, contribuindo para a elaboração do documento final a ser redigido pela Comissão Organizadora Nacional (CON).

A sistematização será realizada nas fases anteriores às Conferências Estaduais e Nacional. Ela consiste na analisa e classificação, em categorias, de cada sugestão encaminhada pelas etapas preparatórias. “Um dos resultados mais visíveis do processo de sistematização das propostas é a qualidade final do trabalho”, destaca Renata Florentino. Segundo ela, a medida simplifica e agiliza a eleição das diretrizes, dando celeridade aos trabalhos.

Segundo o auditor Christian Moura, a participação dos membros das Comissões Organizadoras nesse evento mostra o aspecto democrático da Conferência Nacional, “uma vez que permite a participação das diversas Unidades da Federação na construção, passo a passo, do modelo de discussão das propostas, por meio da sistematização e categorização, bem como apresentam mecanismos que garantam a permanência, em sua essência, das diretrizes discutidas nas Conferências Municipais e Estaduais”. Tal conduta, conforme destaca o auditor, confere transparência à CONSOCIAL, algo este tão almejado pela própria conferência.

A capacitação oferecida pela CGU conta com a participação de cerca de 140 pessoas, entre membros das Comissões Organizadoras Estaduais e integrantes da organização nacional e da coordenação executiva da conferência. O curso, realizada na Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília, é estruturado na sistemática de oficinas e grupos de trabalho e se encerra nesta sexta-feira (03).

Na última quarta (01.02) todas as instituições envolvidas participaram de uma mesa redonda. Na ocasião foi apresentado um balanço do andamento e das discussões realizadas nos municípios, bem como efetuado uma analisa das atividades do processo conferencial. O encontro tratou também de elaborar novas diretrizes e de partilhar as boas práticas.

A 1ª Consocial é um evento de abrangência nacional, organizado pela CGU. Segundo o órgão federal, a expectativa é que mais de 1 milhão de pessoas participem das discussões em todo o país. A conferência nacional está prevista para os dias 18, 19 e 20 de maio deste ano.

Em Mato Grosso, os trabalhos estão sendo conduzidos pela Auditoria Geral do Estado, em parceria com a regional da CGU, e irá acontecer, por sua vez, nos dias 20 e 21 de março. A Consocial tem como tema central “A Sociedade no Acompanhamento e Controle de Gestão Pública”. As diretrizes e propostas que estão sendo discutidas tratam da promoção da transparência pública e do acesso à informação, dos mecanismos de controle social, da atuação dos conselhos de políticas públicas como instancias de controle e das diretrizes para a prevenção e combate à corrupção. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Quantos prefeitos-em chefe existem em Primavera do Leste?

Dois
Três
Cinco
É intriga dos adversários
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114