Artigos

Um presente do céu
Petrônio Souza Gonçalves
Delação premiada
Gabriel Novis Neves
53ª Rima - O boi e as coisas que vi
Alessandra Rosa Da Silva Carvalho
Acordei da anestesia
Ely Leal
Operações Matemáticas
Marcos Bidoia
» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Segunda, 30 de julho de 2012, 18h28

Campinápolis recebe ralizeiros para almoço no primeiro dia de Berohokã


Com origem ligada diretamente à presença de povos indígenas na região, Campinápolis (MT) é o primeiro ponto de parada do 4º Rally Berohokã, que será realizado de 03 a 07 de setembro nos estados de Mato Grosso e Goiás.

Na cidade, onde será encerrada a primeira etapa da disputa, os ralizeiros serão recepcionados para almoço. Depois de recarregar as baterias das primeiras horas de Rally Berohokã, as equipes dão início à segunda fase da competição, seguindo para Água Boa (MT), município de pernoite.

A fundação de Campinápolis está ligada à Expedição Roncador-Xingu, realizada em 1940, no período em que Getulio Vargas, idealizador da “Marcha para o Oeste”, governava o país. A campanha levou progresso à região, que até então era sertão bruto. O município foi emancipado oficialmente em 01 de janeiro de 1987.

A população que reside tanto na zona rural quanto na urbana, divide o espaço territorial com índios da nação Xavante. Na cidade está localizada a Reserva Paraburure, que em 1987 abrigava em torno de 2 mil índios.

Campinápolis está assentada no topo das bacias fluviais do Tocantins e Amazonas.

O nome do município teve origem na junção dos termos Campinas de Goiânia e Anápolis, em homenagem a algumas famílias oriundas destas localidades. Anápolis é um dos municípios mais antigos de Goiás e Campinas de Goiânia é um bairro da capital goiana, ponto inicial da ocupação da cidade.

Rally Berohokã - As inscrições para o 4º Rally Berohokã estão abertas nas categorias Graduados, Turismo e Expedition e podem ser realizadas por meio do site www.rallyberohoka.com.br.  


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sem a vitrine da Copa como você vê a administração Mauro Mendes em Cuiabá

Ótima
Razoável
Deficitária
Um caos
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114