Artigos

Injustiças na aposentadoria
Ruy Martins Altenfelder Silva
Ares da Arena
Francisco Faiad
Julier e o sal de bário
Jorge Maciel
Armazém dos Amigos de Cuiabá
Enildes Corrêa
Equilíbrio do tempo...
Pedro Nadaf
» mais
Comentar           Imprimir
Geral
Segunda, 30 de julho de 2012, 18h28

Campinápolis recebe ralizeiros para almoço no primeiro dia de Berohokã


Com origem ligada diretamente à presença de povos indígenas na região, Campinápolis (MT) é o primeiro ponto de parada do 4º Rally Berohokã, que será realizado de 03 a 07 de setembro nos estados de Mato Grosso e Goiás.

Na cidade, onde será encerrada a primeira etapa da disputa, os ralizeiros serão recepcionados para almoço. Depois de recarregar as baterias das primeiras horas de Rally Berohokã, as equipes dão início à segunda fase da competição, seguindo para Água Boa (MT), município de pernoite.

A fundação de Campinápolis está ligada à Expedição Roncador-Xingu, realizada em 1940, no período em que Getulio Vargas, idealizador da “Marcha para o Oeste”, governava o país. A campanha levou progresso à região, que até então era sertão bruto. O município foi emancipado oficialmente em 01 de janeiro de 1987.

A população que reside tanto na zona rural quanto na urbana, divide o espaço territorial com índios da nação Xavante. Na cidade está localizada a Reserva Paraburure, que em 1987 abrigava em torno de 2 mil índios.

Campinápolis está assentada no topo das bacias fluviais do Tocantins e Amazonas.

O nome do município teve origem na junção dos termos Campinas de Goiânia e Anápolis, em homenagem a algumas famílias oriundas destas localidades. Anápolis é um dos municípios mais antigos de Goiás e Campinas de Goiânia é um bairro da capital goiana, ponto inicial da ocupação da cidade.

Rally Berohokã - As inscrições para o 4º Rally Berohokã estão abertas nas categorias Graduados, Turismo e Expedition e podem ser realizadas por meio do site www.rallyberohoka.com.br.  


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Os trilhos do VLT no elevado da UFMT servem pra quê?

Enganar os gringos?
Achar que todos são idiotas?
Burrice do marketeiro?
Silval pirou o cabeção!
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114