Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Segunda, 02 de julho de 2001, 10h24

Novas soluções para transplante


O cirurgião cardiotoráxico Reida El Oakley e dois pesquisadores do Hospital da Universidade Nacional de Cingapura, anunciaram ontem que conseguiram transformar células de medula óssea em músculo do coração, uma novidade que poderá oferecer aos milhões de pacientes cardíacos uma alternativa aos transplantes. Eles disseram que usaram células-tronco, que têm a capacidade de formar novos tecidos, de medula óssea humana para modificá-las geneticamente de modo a tomar as características especiais de uma célula de coração. As células modificadas foram implantadas em ratos, no ano passado, e Oakley disse que os testes clínicos em coração de pacientes deverão ser iniciados dentro de um ano. O estudo foi submetido a uma publicação médica internacional.

Segundo Oakley, o músculo do coração tem um sistema de comunicações entre as células muito sofisticado, mas uma vez danificado, por exemplo por um ataque cardíaco, as células do músculo se tornam tecido inútil de cicatriz, sem se contrair, nem bombear. Os atuais métodos de tratar as doenças cardíacas incluem medicamentos por longo período, aparelhos de suporte temporário, como bombas artificiais, e transplantes de coração. Mas menos de 10% dos pacientes que necessitam um transplante encontram doadores compatíveis, disse Oakley.

Dois testes clínicos recentes, em Paris e Los Angeles, conseguiram implantar com sucesso células-tronco de músculo de esqueleto em corações humanos para ajudar músculos lesionados.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114