Cuiabá | MT 25/04/2024
Geral
Segunda, 10 de setembro de 2001, 13h47

Previdência faz acordo


Depois de muita negociação, a Secretaria de Previdência Complementar conseguiu chegar a um acordo com 40 dos 91 fundos de pensão que apresentavam déficit atuarial, ou seja, poderiam registrar insuficiência de reservas para pagar a aposentadoria de todos os seus participantes.

Segundo o secretário de Previdência Complementar, José Roberto Savóia, o déficit desses 40 fundos de pensão está resolvido. A secretaria ainda continua em negociação com os outros 51 fundos de pensão que ainda apresentam déficit atuarial. Em alguns deles, o déficit está sendo analisado pelos conselhos de administração.

No começo do ano, a Previdência estimou em R$ 15 bilhões o déficit dos 91 fundos de pensão. Mais tarde, Savóia revisou para R$ 9 bilhões o total do déficit. Com o fechamento dos acordos, o déficit total foi alterado. Não fizemos ainda uma estimativa da redução.

A nova estimativa apresentada hoje reduz em quase 50% a previsão A solução encontrada pela Previdência para reduzir o déficit foi a contratação da dívida.

O secretário explicou que muitos déficits constam dos balanços dos fundos de pensão como compromissos a receber. Isso significa que o fundo de pensão irá amortizar a dívida de acordo com a aplicação das reservas e dessa forma sanear o déficit atuarial.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114