Cuiabá | MT 28/03/2024
Justiça e Direito
Sexta, 24 de fevereiro de 2017, 16h59

Conselho de Arquitetura encaminha denúncia de registro falso ao MP


O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) encaminhou ao Ministério Público Federal de Mato Grosso uma denúncia de tentativa de registro com o uso de certificado de conclusão falsificado. A situação irregular foi detectada no final do ano de 2016, no processo de análise de solicitação de registro ao CAU/MT.

Atualmente são solicitados alguns documentos para dar início no processo de solicitação do registro profissional, entre eles está a carteira de Identidade; CPF; portaria de reconhecimento do curso; comprovante de residência; prova de regularidade com a Justiça Eleitoral; histórico escolar do 3º grau e diploma ou certificado de conclusão do curso. Após o envio dos documentos solicitados, o atendimento realiza uma avaliação inicial para dar continuidade ao processo para a Comissão Ensino e Formação.

Neste caso específico o atendimento do CAU/MT encontrou irregularidades ao cruzar os dados do documento encaminhado, com informações enviados pela Universidade. Esse cruzamento ocorre com a comparação das listas de formandos enviado pela instituição, com o nome do requerente. Após notar a divergência de dados o Conselho entrou em contato com a Universidade para obter mais informações sobre a solicitante.

A Universidade informou que a acadêmica se encontrava matriculada na instituição, mas que não havia colado grau, visto que não cumpriu o quadro de disciplinas existentes no curso. A fim de esclarecer qualquer dúvida, o CAU/MT encaminhou ainda uma cópia do diploma apresentado pelo requerente para uma nova análise, e foi constatado que o diploma não foi expedido pela instituição. Sendo assim, o requerimento de registro profissional foi indeferido pela Comissão de Ensino e Formação Profissional do CAU/MT.

Sobre o assunto, Thamara Thaliery advogada do CAU/MT declarou: "Encaminhamos o diploma apresentado à universidade e ela nos confirmou que não o havia expedido. Oficiar o Ministério Público Federal, informando o ocorrido, foi uma das primeiras providências que nos veio à mente. O CAU/MT não poderia ficar inerte diante desta situação, uma vez que a apresentação de documento falso constitui crime previsto no art. 304 do Código Penal. Ficar calado seria o mesmo que colaborar com o crime." 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114