Cuiabá | MT 17/04/2024
Justiça e Direito
Sábado, 22 de junho de 2019, 06h48

Censipam faz testes com satélite espanhol para monitoramento da Amazônia


O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a empresa espanhola Hisdesat apresentaram, nesta segunda-feira (17), por meio de videoconferência internacional, resultados dos testes de imagens dos satélites PAZ e TerraSAR-X, realizados no âmbito da cooperação bilateral em defesa entre Brasil e Espanha.

Além da diretoria do Censipam, acompanharam a apresentação em Brasília (DF) o ministro conselheiro da Embaixada da Espanha, José Manuel Garcia, e o adido militar espanhol, Coronel Francisco Múgica.

A Hisdesat opera o satélite espanhol PAZ, colocado em órbita em fevereiro de 2018. O satélite transporta um radar de abertura sintética (SAR) de banda-X projetado para operar em modos variados, com diferentes larguras de varrimento e resolução de até um metro. O satélite pode ser utilizado para aplicações tanto civis quanto militares.

A intenção é que os governos do Brasil e da Espanha celebrem acordo para utilizar o satélite PAZ no monitoramento de áreas de interesse do território nacional, que vão desde o desmatamento na Amazônia até o derramamento de óleo na faixa costeira do País. As antenas adquiridas pelo projeto Amazônia SAR, coordenado pelo Censipam, poderão ser configuradas para receber as imagens diretamente do satélite espanhol.

“Com a instalação das nossas antenas de recepção multisatelitais, estamos buscando aumentar nossa rede de parceiros, principalmente na tecnologia SAR, na qual somos especializados. As condições meteorológicas da Amazônia impõem o uso do radar para o monitoramento ambiental”, afirmou o diretor-geral do Censipam, Major-Brigadeiro José Hugo Volkmer.

“A Espanha é um parceiro estratégico do Censipam. Esta é uma iniciativa muito positiva e esperamos continuar nesse trabalho. Podem contar conosco inclusive para divulgação no exterior das ações de proteção realizadas pelo Censipam na Amazônia”, afirmou o ministro conselheiro espanhol.

A proposta deverá ser incluída como memorando de entendimento em acordo já existente entre os Ministérios da Defesa dos dois países e deve ser apresentada em setembro, quando será realizada a reunião do Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (Consipam). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114