Cuiabá | MT 28/03/2024
Justiça e Direito
Sábado, 30 de abril de 2022, 15h57

Poder Judiciário expande Juízo 100% Digital para todas as unidades na próxima segunda-feira


.


O Poder Judiciário de Mato Grosso avança na implementação da tecnologia por meio de projetos da Justiça 4.0, como o Juízo 100% Digital, que será expandido para todas as unidades judiciárias do Primeiro Grau de Jurisdição de Mato Grosso. O lançamento da implantação da ferramenta em todo Estado ocorrerá na próxima segunda-feira (2 de maio), às 8h. A iniciativa promove e aprimora o acesso à Justiça assegurando efetividade e agilidade nos serviços prestados à população.

Para informar sobre os procedimentos necessários para aderir ao Juízo 100% Digital foram realizados webinários por videoconferência para servidores e servidoras, magistrados e magistradas de várias comarcas do Poder Judiciário.

Na oportunidade foi apresentado plano de trabalho elaborado pela Corregedoria-Geral da Justiça e pela Coordenadoria de Planejamento (Coplan), com todos os processos de trabalhos detalhados a respeito do novo modelo de justiça criado pelo CNJ em 2020.

Atualmente o Juízo 100% Digital está presente em 89 unidades judiciárias de Primeira Instância em Mato Grosso. Inicialmente estava implantado por meio de projeto piloto em 13 unidades judiciárias. Depois foi ampliado para outras 76 unidades incorporando as melhorias identificadas ao longo da execução do projeto inicial.


Como funciona – O (a) usuário (a) utiliza a tecnologia para ter acesso à Justiça, sem precisar se deslocar aos fóruns, já que todos os atos processuais são ocorrem exclusivamente por meio eletrônico e remoto, usando a internet. Isso inclui citações, intimações, audiências, atendimento das partes, advogadas e advogados e sessões de julgamento, tudo ocorre de forma virtual, por meio de videoconferências. Com isso, a pessoa pode ter acesso à Justiça de Mato Grosso de qualquer parte do mundo.

A adesão ao Juízo 100% Digital é opcional. Advogados, advogadas e partes dos processos podem optar pelo sistema no momento da distribuição da ação.

Diferença entre PJe e Juízo 100% Digital - O PJe é a forma eletrônica do processo, ou seja, ele está em ambiente virtual. O Juízo 100% digital é uma forma de atuação, onde todos os procedimentos de um processo tramitam pela internet. Isso quer dizer que tudo é feito de forma virtual, sem precisar sair de casa ou do escritório, inclusive entrar em contato com servidores e magistrados. A comunicação dos atos processuais e a realização de audiências também é realizada de modo virtual.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114