Cuiabá | MT 18/04/2024
Justiça e Direito
Segunda, 09 de maio de 2022, 16h27

Aula inaugural marca início da terceira turma da Academia de Novos Líderes


.




A terceira turma da Academia de Novos Líderes da Escola de Governo começou as atividades de 2022 com uma aula inaugural na última quinta-feira (5). Ao todo, 25 servidores públicos estaduais de carreira serão capacitados para atuarem como agentes de liderança e inovação no Executivo estadual.

O programa visa promover o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, e é realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Secretaria Adjunta da Escola de Governo. As capacitações serão ministradas por um grupo voluntário de facilitadores, formado por servidores públicos especialistas em áreas diversas.

“A Academia de Novos Líderes é uma ação extremamente gratificante. Trata-se de um programa direcionado para os desafios da gestão estadual e para a realidade do serviço público, por isso desempenha um papel muito importante e complementar na formação não apenas de bons profissionais, mas de líderes e excelentes cidadãos”, destacou a secretária adjunta da Escola de Governo, Marioneide Angélica Kliemaschewsk.

Os servidores participarão de 14 módulos de desenvolvimento de competências durante o ano, totalizando 280 horas. Entre os conteúdos abordados estão: ética na administração pública, inovação, criatividade e design thinking, oratória e inteligência emocional, coaching executivo e liderança.

Durante os módulos, os conteúdos básicos e gerenciais estimularão os servidores a enxergar os desafios do Estado de outra forma e a criar soluções para a melhoria dos serviços prestados pelo governo. Concluída a fase de atividades em sala de aula, os participantes iniciarão um projeto de inovação para o seu local de trabalho, explica a líder de processos e programas especiais, responsável pela coordenação do programa na Escola de Governo, Luciana Cavalcanti.

“Nesta edição, a equipe da Escola de Governo busca aprimorar a proposta do programa ao otimizar a elaboração dos projetos de inovação, através do Laboratório de Aprendizagem e Inovação (LABEG), e também ao implantar atividades de avaliação da aprendizagem e dos resultados alcançados. Essas ações visam gerar indicadores de monitoramento da qualidade e de desenvolvimento dos participantes. Informações fundamentais para o planejamento de novas ações da Escola de Governo”, ressaltou.

Conforme Cavalcanti, outro programa da Escola de Governo, de Liderança e Coaching, também será reformatado com objetivo de atender aos servidores que já ocupam cargos de liderança.

Iniciada em 2018, a Academia de Novos Líderes já é referência para outras entidades e também foi implantada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Participam desta terceira turma servidores das Secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz), Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Segurança Pública (Sesp), Agricultura Familiar (Seaf), Assistência Social e Cidadania (Setasc), Planejamento e Gestão (Seplag), bem como do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Fundação Nova Chance (Funac), Mato Grosso Previdência (MTPrev) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114