Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Quinta, 09 de fevereiro de 2017, 07h35

Treinamento Técnico em Química com Bolsa da Fapesp


O Laboratório da Catálise para o Desenvolvimento Sustentável do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Baixada Santista, está oferecendo duas vagas de Treinamento Técnico TT-2 em Química com bolsa FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 15 de fevereiro.

As duas vagas estão vinculadas ao projeto de pesquisa "Desenvolvimento de catalisadores sólidos baseados em óxidos semicondutores para produção de hidrogênio a partir da fotólise de água", que tem Yvan Jesus Olortiga Asencios como pesquisador responsável.

O bolsista selecionado para a primeira vaga participará do projeto "Estudos da atividade fotocatalítica de catalisadores baseados em óxidos semicondutores na degradação de contaminantes orgânicos em diversas condições", que pretende avaliar a atividade fotocatalítica de catalisadores na degradação de um contaminante orgânico de difícil remoção por tratamentos de água convencionais.

Com duração de 12 meses (40 horas semanais), o projeto contempla a preparação dos catalisadores, caracterizações por duas técnicas físico-químicas e a realização dos testes catalíticos de degradação. Os resultados devem oferecer uma alternativa de solução aos problemas ambientais causados por contaminação de águas para consumo humano, com a elaboração de alguns artigos científicos a serem publicados em revistas indexadas e com diversas apresentações em eventos científicos. O projeto pode ter continuação com um curso de nível superior e de pós-graduação na área da química.

O bolsista selecionado para a segunda vaga participará do projeto "Produção de hidrogênio por fracionamento fotocatalítico de água Water Splitting usando diversos óxidos semicondutores".

O projeto terá duração de 12 meses (40 horas semanais) e tem como objetivo estudar o processo de produção de hidrogênio usando apenas água, catalisadores sólidos e moléculas orgânicas modelos de contaminantes orgânicos sobre luz (radiação UV ou visível). O plano de trabalho contempla a preparação, a caracterização por duas técnicas e testes catalíticos.

Os resultados devem oferecer uma alternativa de solução aos problemas energéticos e ambientais, com a elaboração de alguns artigos científicos a serem publicados em revistas indexadas e com diversas apresentações em eventos científicos. O projeto pode ter continuação com um curso de nível superior e de pós-graduação na área da química.

Os candidatos devem ter diploma de Técnico em Química ou em área correlata; não ter reprovações no histórico escolar e ter duas referências pessoais (professores ou ex-chefes).

Os interessados devem entrar em contato com Yvan Jesus Olortiga Asencios pelo e-mail yvanolortiga@gmail.com ou pelos correios no seguinte endereço: Universidade Federal de São Paulo, Edifício Acadêmico II, à rua Dr. Carvalho de Mendonça, 144, Encruzilhada, em Santos, CEP 11070-100.

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1430/.

Para mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico acesse fapesp.br/bolsas/tt e fapesp.br/3098.

Informações sobre valores das bolsas TT estão disponíveis no endereço fapesp.br/3162

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114