Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Terça, 20 de fevereiro de 2018, 08h35

Curso de extensão da Fenf aborda mecânica para mulheres


O curso de Mecânica Básica para Mulheres, da Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (Fenf/UFMT), está presente como atividade de extensão desde 2010, a partir do grupo de estudos coordenado pela professora Mariana Peres, da disciplina de Máquinas e Mecanização Florestal. Até 2017, já instruiu mais de 500 mulheres em conceitos básicos de mecânica de automóveis.

De acordo com a professora Mariana Peres, o projeto teve início em 2009, a partir do interesse de algumas estudantes de sua disciplina em saber mais sobre motores. “A partir disso, criamos um grupo de estudos e, com isso, percebemos que seria possível expandir isso para a sociedade em geral”, conta.

O curso possui uma carga horária de cinco horas, sendo a primeira teórica e o restante prático, com ideias básicas sobre motor, manutenção e troca de pneus de automóveis. A partir deste ano, o curso conta com módulo introdutório específico para motocicletas.

As inscrições para 2018 devem começar entre o final de abril e o início de maio. As turmas são formadas por grupos de 20 a 25 mulheres e são criadas novas vagas de acordo com a demanda, que tem crescido com o passar dos anos.

Em pesquisas realizadas pelas estudantes que integram o projeto, a coordenadora identificou o interesse das participantes em outras áreas vistas como masculinas. “Já publicamos alguns trabalhos em eventos de extensão, e uma das coisas que nos chamou a atenção foi que elas têm bastante interesse na parte de mecânica, mas também gostariam de aprender sobre elétrica, hidráulica e marchetaria”, explicou.

“Por meio do curso, visualizo uma quebra de paradigmas, pois no final dele vemos as mulheres comentando como são coisas fáceis e simples na verdade. Então o curso quebra o mito de que trocar pneu é um bicho de sete cabeças e desperta a curiosidade para áreas relacionadas. A partir disso, sem muito esforço, elas buscam por mais informações por conta própria”, concluiu a coordenadora.

Mais informações sobre o projeto na página do Facebook.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114