Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Sexta, 15 de junho de 2018, 12h57

Especialistas avaliam proposta de novo Guia Alimentar para menores de dois anos


Especialistas em nutrição saudável e que executam a Política Pública de Promoção do Aleitamento Humano estarão avaliando a nova proposta do Guia Alimentar para Crianças menores de dois anos de idade nesta. A reunião teve início às 8h30 desta sexta-feira (15) e seguirá até a 15h30, na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP/MT), em Cuiabá.

A atividade é coordenada pela equipe técnica de Alimentação e Nutrição e de Promoção do Aleitamento e Alimentação Complementar Saudável da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Secretaria de Estado de Saúde. Os profissionais devem fomentar a discussão do conteúdo para a consulta pública para facilitar o processo de participação popular e principalmente de outros profissionais das referências estaduais de alimentação e nutrição e de aleitamento materno.

O novo Guia Alimentar para menores de dois anos de idade é uma proposta do Ministério da Saúde e deve servir de referência para a rede de saúde pública em todo o país. Os dois primeiros anos de vida são decisivos para o crescimento e desenvolvimento da criança, para a formação de hábitos e para sua saúde durante toda a vida. A alimentação tem papel fundamental em todo esse processo.

No Brasil, ocorreram diversos avanços na implementação de políticas públicas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável. No entanto, são muitos os desafios a serem superados para a prática de uma alimentação adequada e saudável no início da vida.

O Guia Alimentar para Crianças Menores de dois Anos conta com a parceria técnica da equipe de especialistas do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2014, e traz recomendações e informações sobre como alimentar crianças nos dois primeiros anos de vida para promover saúde, crescimento e desenvolvimento de acordo com o potencial de cada criança.

Além de apoiar a família no cuidado cotidiano, este documento subsidia ações de educação alimentar e nutricional em âmbito individual e coletivo no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores.

“O guia é um instrumento orientador de políticas, programas e ações que visem apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional das crianças brasileiras”, informou Rodrigo Carvalho, nutricionista e técnico da ETAN – Equipe Técnica de Alimentação e Nutrição da SES/MT.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114