Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Terça, 19 de junho de 2018, 08h03

Consepe aprova revogação da suspensão das aulas


Em reunião extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira (18), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou a revogação das Resoluções 10 e 11 de 2018, que suspenderam o calendário acadêmico do semestre 2018/1. A decisão também encaminhou a retomada às aulas para a próxima segunda-feira (25), a discussão dos novos calendários no prazo de 15 dias e sua apresentação em nova sessão do Conselho no dia 9 de julho. A proposta teve 30 votos favoráveis, sete contrários e três abstenções.

Segundo a reitora, professora Myrian Serra, que presidiu a reunião, há um clamor social, por parte de pais e estudantes da UFMT querendo o retorno às aulas. "Nós compreendemos que nossa responsabilidade é trazer essa discussão para o Conselho Superior. Na semana passada, conseguimos instituir a comissão no Consuni [Conselho Universitário] para discutir a nova política de alímentação. Agora, com o Consepe decidindo o retorno às aulas, voltaremos à normalidade na UFMT. Estamos avançando com a contribuição e a construção coletiva da Universidade", destacou a reitora.

A professora Rosaline Lunarde, representante do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) do Câmpus do Araguaia destacou que a interlocução é a única forma para que a situação seja resolvida. "O diálogo e o respeito são as únicas formas da gente conviver. Não tem como sermos coniventes com violência, desajustes e falta de diálogo", explicou.

Quanto à decisão do retorno das aulas a partir do dia 25, a docente acredita que não há outra forma. "Em relação ao calendário acadêmico deverá haver uma discussão junto com a Proeg para definir como ele vai ser retomado", pontuou.

Já Fernanda Trombetta, representante do comando de greve do Câmpus de Sinop, afirmou que a decisão da retomada das aulas a partir do dia 25 de junho foi tomada por unanimidade pelos estudantes do Câmpus. "Hoje a gente conseguiu aprovar essa demanda do interior. Esse é um ponto de avanço, considerando que nossa principal reinvidicação, que era a criação da comissão, foi atendida na reunião do Consuni. Agora vamos acompanhar todo o trabalho desta comissão e dos órgãos acadêmicos", completou.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação e conselheira, professora Lisiane Pereira de Jesus, esclareceu que as questões sobre o calendário acadêmico serão resolvidas pelos colegiados de curso. "Eles têm autonomia para deliberar a respeito desse calendário. A Proeg tem uma comissão que faz o calendário de todos os cursos e dentro dessa comissão estão os gerentes dos Câmpus do interior.

Cada Câmpus vai encaminhar sua proposta de calendário acadêmico de acordo com a data em que cada Câmpus paralisou suas atividades. Se for preciso que tenhamos um calendário para cada Câmpus, teremos", afirmou.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114