Cuiabá | MT 29/03/2024
Educação
Domingo, 02 de dezembro de 2018, 10h47

UFMT está entre 11 instituições do país contempladas em edital da Finep


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está entre as 11 instituições de ensino superior e de pesquisa do país, e a única da região da Amazônia Legal, contempladas com recursos financeiros da Carta Convite da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)/CT-INFRA 01/2018 para a finalização de obras aprovadas em projetos contratados em ações do CT-INFRA, que tenham sido iniciadas e não estejam concluídas. Os recursos, da ordem de R$ 2.520.734,70, serão destinados para a conclusão de cinco centros de pesquisas da UFMT: Humanitas, Viveiro Florestal, Nutrição Animal, Investigação Científica em Saúde e Pesquisa em Materiais.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, professora Patrícia Silva Osório, o processo para repasse dos recursos financeiros já está na fase de assinatura de convênio. “Esse valor é muito importante, especialmente nesse momento em que os recursos para a pesquisa estão escassos”, afirmou.

De acordo com a pró-reitora, a UFMT foi contemplada com o valor total solicitado para a conclusão dessas cinco obras. Os recursos serão utilizados para obras de acessibilidade, segurança, sistema de lógica, serviços de climatização e instalações hidrossanitárias. Esses centros de pesquisas vão possibilitar ações efetivas para a realização de pesquisas e apoio aos programas de pós-graduação nas áreas de humanas, saúde, florestal, física e agrárias.

Devido ao corte orçamentário, explica Patrícia Osório, a UFMT tinha cinco obras de infraestrutura não concluídas e que se encaixavam nos critérios desta carta pública da Finep. Neste sentido, a Pró-reitoria de Pesquisa (Propeq) e a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), com apoio dos pesquisadores, se uniram para concorrer à carta convite. O resultado foi a aprovação dos recursos necessários para a finalização dos cinco centros de pesquisas.

O CT- Infra foi criado para viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras, por meio de criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos, por exemplo, entre outras ações.

SOS Equipamentos

A pró-reitora Patrícia Osório falou ainda que está aberta a Chamada Interna Propeq/GPP 03/2018, referente à Chamada Pública de Ação Transversal “SOS Equipamentos”, da Finep, de fluxo contínuo, que visa selecionar propostas para concessão de recursos financeiros para manutenção corretiva de equipamentos multiusuários de médio e de grande porte, que tenham sido apoiados em projetos não reembolsáveis financiados pelas agências de fomento que integram o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

As propostas devem ser encaminhadas à Propeq, até o dia 20 de cada mês, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), em processo do tipo “Propeq – subprojetos de Infraestrutura de Pesquisa” e preenchimento do formulário intitulado “Propeq – SOS Equipamentos”. A divulgação das propostas selecionadas ocorre no dia 30 de cada mês.

De acordo com a Chamada Pública, podem ser apoiadas despesas em relação ao material de consumo relacionado com o equipamento a ser reparado (inclusive peças de reposição), serviços de terceiros (pessoa jurídica), que devem englobar todos os elementos necessários para a prestação de serviços; despesas acessórias de importação e despesas operacionais e administrativas de caráter indivisível, conforme Lei n.º 10.973/04, até o limite de 3% do valor total dos recursos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114