Cuiabá | MT 16/04/2024
Educação
Domingo, 10 de março de 2019, 16h37

Inscrições para Celpe-Bras abrem dia 18; exame ocorre em maio


As inscrições para a primeira edição do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2019 terão início no próximo dia 18 de março e se estendem até o dia 22 do mesmo mês. Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pela internet. A avaliação será aplicada de 28 a 30 de maio, em postos aplicadores no Brasil e no exterior.

O Celpe-Bras é aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de educação superior e se destina a brasileiros e estrangeiros, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação. O certificado também pode ser usado para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC responsável pela aplicação do exame, o edital com detalhamento do cronograma e regras deverá ser publicado ainda na primeira quinzena de março.

Celpe-Bras – O exame para obtenção de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros é aplicado no Brasil e em outros países com o objetivo de fornecer o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. O Inep é responsável pela aplicação, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

As provas são realizadas em postos aplicadores, que podem ser instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

Acesse o Sistema Celpe-Bras




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114