Cuiabá | MT 28/03/2024
Né !

12 mi da FCO

Quinta, 02 de junho de 2005

Potencial de flores


Representantes da cadeia produtiva de flores e folhagens ornamentais de Mato Grosso participaram da Feira de Paisagismo, Jardinagem e Floricultura - Fiaflora Expogarden, edição Brasília 2005, de 25 a 29, no Centro de Convenções e Exposição Ulysses Guimarães, por meio de uma caravana, organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae-MT), composta por produtores, paisagistas, pesquisadores e floricultores, num total de 24 integrantes.

Exponop



A Exponop (Exposição Comercial Agrícola e Industrial de Sinop) está entre as 16 primeiras feiras agropecuárias do Brasil, é a 2ª maior em público e a 3ª maior em comércio do Estado de Mato Grosso. A feira segue até o próximo dia 12. Além de 7 leilões, grandes rodeios, sorteio de 6 carros e 6 motos, no dia 10, haverá o show nacional com a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano.

Franquias


A 14ª ABF Franchising Expo, considerada a principal feira de franchising da América Latina, reunirá mais de 170 redes de diversos setores da economia em busca de novos franqueados. O evento acontece em São Paulo, de 8 a 11 de junho.

Turismo


Foi aberto ontem o Salão do Turismo Roteiros do Brasil, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento irá mostrar 438 novos roteiros identificados em 111 regiões turísticas do país. Entre eles, Mato Grosso apresenta em seus estandes cinco novos roteiros, revelando as belezas e o potencial turístico nos pólos da Amazônia, Cerrado, Pantanal e Araguaia.

Atrativos


O evento deverá reunir cerca de 100 mil pessoas durante os cinco dias. Os visitantes também irão aproveitar para experimentar as comidas típicas de cada região, que serão servidas durante uma mostra gastronômica. Artistas mato-grossenses farão apresentações culturais, como o grupo Os Mascarados, de Poconé, o músico Abel Santos, com músicas ao som da viola-de-cocho e shows do trio de rasqueado Pescuma, Henrique & Claudinho.

12 mi da FCO


Os membros da Câmara Setorial de Indústria e Comércio se reuniram nesta quarta-feira (01), na Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) para aprovar 15 cartas-consultas do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO), no segmento ‘Empresarial’. Das cartas-consultas apresentadas apenas uma foi rejeitada pelos conselheiros para adequação do projeto ao limite de financiamento do FCO. As demais aprovadas solicitaram recursos do Fundo na ordem de R$ 12.778.689,20.

Na Contramão

Quarta, 01 de junho de 2005

Ganha tempo


O Ganha Tempo, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) realizou quatro mil atendimentos na sexta-feira e no sábado (27 e 28.05) após o feriado nacional de Corpus Christi. Apesar de ser ponto facultativo, o órgão ficou aberto em razão do grande fluxo de pessoas que utilizam os serviços do Ganha Tempo diariamente.

Serviços


No Ganha Tempo, o usuário encontra mais de 151 serviços prestados por 21 parceiros. Entre eles estão Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Cepromat, Detran, Fesp (Fundo Estadual de Segurança Pública), Coordenadoria de Identificação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Lotérica, INSS, Procon, Rede Cemat e Banco Coopercem, Sanecap, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria de Estado de Saúde, MT Saúde, Sine, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, serviços de xerox e foto, lanchonete. O horário de funcionamento do Ganha Tempo é das 7h30 às 18h30, de segunda à sexta-feira e das 7h30 às 12h30, aos sábados.

Unidade da UFMT de Primavera


Dos 10 municípios onde a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece cursos especiais de graduação, a unidade de Primavera do Leste é a que possui melhores condições e estrutura física para ser transformada em um campus. A afirmação foi feita pelo reitor da UFMT, Paulo Speller na última sexta-feira em Cuiabá durante uma reunião realizada com o prefeito de Primavera, Getúlio Gonçalves Viana, Secretária de Educação Laura Battisti Nardes, Gerente de Cidades Ricardo Flávio Gavião, Coordenador da unidade da UFMT Arthur Mohr e o vereador Osvaldo Gavioli. A reunião aconteceu no gabinete do reitor e permitiu um avanço muito grande nas negociações para que a unidade da UFMT seja transformada em um campus.

Na contramão


Enquanto o governo Federal faz uma campanha pesada em favor do desarmamento em todo o território brasileiro, o governo Maggi resolveu patrocinar a vigilância armadas nas escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande. A Secretaria de Educação e Cultura – Seduc – do Estado, anunciou que foi feito um pregão, de número 050/2004, para a contratação de uma empresa especializada em segurança e vigilância armada. O objetivo, segundo a Seduc é evitar os constantes roubos e problemas enfrentados com alunos rebeldes em várias escolas localizadas na Grande Cuiabá.

Inadimplência


O Indicador Serasa de Inadimplência (registros de cheques devolvidos, títulos protestados, dívidas vencidas com instituições financeiras, empresas do varejo, cartões de crédito e financeiras) apontou queda da inadimplência de pessoas físicas em abril de 2005. No quarto mês deste ano, a inadimplência dos consumidores caiu 2,9%, na comparação com março de 2005. Em relação a abril do ano anterior, no entanto, houve uma alta de 18,2%. De acordo com o levantamento, as dívidas com cartões de crédito e financeiras tiveram a maior representatividade na inadimplência de consumidores no período. Em abril deste ano, os registros de cartões de crédito e financeiras representaram 35,2% do total do indicador de PF (Pessoa Física). No mesmo mês de 2004, o índice era de 33,3% e em 2003, os registros tinham um peso de 33,0%.

Sefaz descumpre decisão

Terça, 31 de maio de 2005

Eletricistas



Os 27 coordenadores de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica de todo o país realizam a segunda reunião anual pela primeira vez em Cuiabá, de amanhã até sexta-feira, no auditório do Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso (Crea-MT). Este ano, a polêmica promete ser os problemas enfrentados pelos consumidores com as companhias telefônicas.

Confecções



Aumentar o número de postos de trabalho gerados em no mínimo 13% até 2006, aumentar o faturamento real das indústrias de confecções em 10% em 2005 e em 15% em 2006, aumentar o número de peças comercializadas/mês no mínimo em 7% em 2005 e 12% em 2006. Estes são os resultados pretendidos com o Acordo de Resultados do APL de Confecções de Cuiabá e Várzea Grande assinado na noite de ontem.

Parceiros



Assinaram o acordo o Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, MT Fomento, Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), Serviço Nacional da Indústria (Senai), Sindicato das Indústrias do Vestuário de Mato Grosso (Sinvest) e Universidade de Cuiabá (Unic).

Diferencial



Manter os clientes é um investimento que garante aumento de vendas e redução das despesas. Esta é a premissa para a realização da palestra O Diferencial Competitivo na Era do Conhecimento, que o Sebrae promove na próxima quarta-feira, no Centro de Eventos do Pantanal.

Audiência Pública



As Comissões de Agricultura do Senado e da Câmara Federal estarão em Mato Grosso no próximo dia 2, para participarem da audiência pública que a Assembléia Legislativa realiza no município de Primavera do Leste, para discutir a situação da agricultura na região.

Representantes Federais



Os senadores Jonas Pinheiro (MT) e Sérgio Guerra (PE) representarão o senado. Os deputados federais Ronaldo Caiado (GO) Augusto Nardes (RS) e Waldemir Moka (MS), representarão a Câmara Federal. Além disso, o estado do Tocantins, o Distrito Federal e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciaram que enviarão representantes ao debate. “Estamos ampliando o debate para que os estados possam apresentar sugestões. A crise da agricultura é uma preocupação nacional e vamos tentar encontrar uma solução conjunta”, disse Bosaipo, autor da proposta da audiência.

Solução para o Setor



A Audiência Publica será realizada pela AL em parceria com a Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato) e Sindicatos Rurais. Juntas as entidades querem buscar uma saída para a crise que afeta a agricultura. Só para Mato Grosso, segundo a Federação da Agricultura (Famato) é necessário, em caráter emergencial, a abertura de crédito no valor de R$ 3 bilhões para pagamento de dívidas dos agricultores com a iniciativa privada. E, ainda, a definição pelos governos federal e estaduais de uma nova política para o setor.

Sefaz descumpre decisão



O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), Jaldes Langer, afirma que alguns exportadores do segmento ingressaram com ações indenizatórias na Justiça contra a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para reaver o dinheiro pago indevidamente com a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o frete de produtos enviados ao exterior. O Sindusmad, segundo Langer, também já estuda por meio da assessoria jurídica a entrada de uma ação coletiva para impedir a continuidade da arrecadação pelo fisco estadual.

Entenda o caso



O fim do pagamento foi assegurado pelo mandado de segurança 24470/2002, expedido pela Justiça de Cuiabá, mas empresários denunciam que a cobrança continua sendo feita nos postos fiscais. A ação foi protocolada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) em 2002, que exige da Secretaria de Estado de Fazenda que a liminar seja cumprida.

Turismo em MT

Segunda, 30 de maio de 2005

Arranca Safra



Numa iniciativa da Gerência de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), a cidade de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá) também ganhará uma etapa do programa Arranca Safra edição 2005. A iniciativa da Gerência local conta com apoio de pelo menos 10 parceiros, interessados em reduzir os acidentes nas rodovias federais em Mato Grosso, principalmente no trecho da BR-163, que corta o Município e serve a outras 14 cidades da região. Toda a programação do projeto em Sinop será na quinta-feira (02), no Posto Trevão, a partir das 13 horas e se estenderá às 19h.

12% no Centro-Oeste



Uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) para o Banco Cruzeiro do Sul aponta que 58% dos aposentados e pensionistas que realizaram empréstimo com consignação na instituição utilizaram o dinheiro para quitar dívidas. Em torno de 27% dos beneficiários usaram o crédito para reforma da casa e outros 9% para cuidar da saúde.Segundo a localização geográfica, 12% dos aposentados e pensionistas são das regiões Centro-Oeste e Norte, 23% da região Nordeste, 56% do Sudeste e 9% do Sul.A pesquisa foi feita com um universo de 500 aposentados e pensionistas entre os dias 11 e 12 de maio.

Dados Nacionais a comerciantes



A Câmara de Dirigentes Lojistas firmou convênio com a Renic (Rede Nacional de Informações Comerciais). Com a parceria, os lojistas de Rondonópolis terão acesso ao maior banco de dados do Brasil.

Integração



O sistema integra informações da Associação Comercial de São Paulo, do Paraná, CDL do Rio de Janeiro e Serviço de Proteção ao Crédito do Brasil (SPC Brasil). O banco de dados abrande informações de lojistas de todos os Estados.

CDL



O novo sistema já está sendo usado pela CDL de Rondonópolis desde este final de semana através de ligações telefônicas ou via internet. O procedimento do lojista para acessar o novo banco de dados é igual ao antigo.

Crise da Madeira


Na estimativa do Sindusmad, cerca de 35% dos 35 mil trabalhadores que sobrevivem da atividade no Nortão de MT deverão estar demitidos ainda neste semestre

Cai em 50% exportação de compensado



As vendas externas de compensados de madeira podem sofrer neste ano uma redução de 50%, em relação ao volume negociado do ano passado. O principal fator é a defasagem cambial que não permite rentabilidade ao madeireiro.

Vacinação no Nortão



Amanhã(31) é o último dia paar que os criadores mato-grossenses possam vacinar seu gado com idade até 2 anos contra febre aftosa. A vacinação começou no último dia 1º e segundo o supervisor Regional do Indea (Instituto Nacional de Defesa Agropecuária) de Sinop, José Carlos Balbo, o índice de comunicação da vacinação ainda está baixo.

Turismo em MT



Uma caravana de 250 pessoas, composta por empresários, operadores de turismo, agência de viagens, artesãos, artistas, autoridades (prefeitos, secretários e vereadores) e jornalistas, vai representar Mato Grosso no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, entre os dias 1° e 5 de junho, em São Paulo. Durante o evento, que será realizado no Expo Center Norte, serão apresentados 438 novos roteiros turísticos identificados em 111 regiões turísticas (com 1.483 Municípios) e mapeadas pelo Programa de Regionalização do Turismo.

Soja Sobe

Sexta, 27 de maio de 2005

Reativação de Mineradora



A mineradora Santa Elina irá retomar em setembro a extração de ouro na mina São Vicente, em Vila Bela da Santíssima Trindade, desativada desde 1997. A empresa também convergirá as atividades na mina São Francisco, em Nova Lacerda. Ambas foram compradas pela mineradora brasileira da canadense Yamana. Os dois pontos de extração demandam investimentos totais na ordem de US$ 69,7 milhões, incluindo as plantas e infra-estrutura.


Rescisão de Contratos



Cerca de 230 consumidores forma motivados a entrar este ano com processos na Superintendência de Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Procon) contra empresas ou prestadores de serviço. De acordo com informações do Procon todo consumidor que se sentir lesado devem registrar a reclamação. O prazo médio para realização da primeira audiência é de dois meses.

Desemprego estabiliza



A taxa de desemprego ficou estável em abril, ao repetir os 10,8% de março. Isso significa um contingente de 2,4 milhões de desocupados nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A renda média dos trabalhadores, no entanto, teve recuo de 1,8%, após 3 meses seguidos de recuperação. Os resultados preocupam os técnicos do IBGE, que esperavam desempenho diferente.

Parceria


Municípios com débitos junto a Rede Cemat até dezembro de 2004, poderão procurar as sedes regionais da empresa para renegociar as dívidas. Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e a Rede Cemat firmaram uma parceria que vai garantir a renegociação dos débitos referentes ao fornecimento de energia elétrica para as prefeituras municipais.

Seminário


Na próxima segunda-feira (30), a FIESP promove seminário sobre a produção nacional de veículos multicombustíveis (gasolina, álcool, gás natural e nafta). Organizado pelo Departamento de Infra-estrutura (Deinfra) da entidade, o evento terá a participação de empresas que já desenvolvem essa tecnologia: AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), Bosch do Brasil, Magneti Marelli Mercosul e Delphi Diesel Systems Brasil.

Arroz


A Bayer CropScience no Brasil sua marca mundial de arroz híbrido Arize, com a qual pretende conquistar cerca de 14% de participação nas áreas de produção irrigada dentro de cinco anos. O desenvolvimento da semente adaptada ao País é resultado de um investimento de 15 milhões de euros em pesquisas desde 1993. Os testes foram realizados no Rio Grande do Sul desde 2002, onde ela estará disponível para o plantio da safra 2005/06.

Porto


O governador Roberto Requião autorizou o início das obras de construção do Cais Oeste e de modernização do atual cais do Porto de Paranaguá. O empreendimento total está orçado em R$ 150 milhões.

Diferenciação tributária



O secretário-adjunto de Desenvolvimento do Estado, José Epaminondas Mattos Conceição, afirmou na última quarta-feira (25), durante o seminário Biodiesel BR2005, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, que Mato Grosso tem interesse no combustível renovável, entretanto, uma política tributária diferenciada é para ser discutida no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). “A alteração tributária tem que ser consenso entre os estados, mas acho que enquanto a reforma tributária não for votada no Congresso, ninguém mexe nesse assunto”, afirmou o secretário.

Soja sobe 3,2%



Os preços da soja subiram 3,2% na Bolsa de Chicago, em razão da previsão de clima seco para as lavouras do Meio-Oeste dos Estados Unidos. A notícia animou produtores brasileiros e pode ajudar a amenizar as perdas registradas no ano. Nos últimos 12 meses, as cotações da soja acumulam queda de 21%.

216 - 217 - 218 - 219 - 220

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114