Cuiabá | MT 29/04/2024
Cuiabá&VG
Sábado, 24 de julho de 2021, 20h37

Motoristas de ônibus são homenageadas pelo projeto 'Mulheres que mudam Cuiabá'


O projeto “Mulheres que mudam Cuiabá”, homenageou nesta edição cerca de 23 mulheres motoristas de ônibus. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (22) e contou com a entrega do certificado de reconhecimento pelos serviços prestados, além disso, elas receberam flores e presentes e participaram de uma palestra voltada ao empoderamento feminino.

Para a idealizadora do projeto, a primeira-dama, Marcia Pinheiro, a emoção se tornou ainda maior, por relembrar que o pai desde o Paraná trabalhou com transporte público e que ela chegou a dirigir ônibus. Ela destaca a valorização feminina de trabalhar como motorista e a dificuldade que elas passam diariamente pelo fato de ser mulher.

“Eu já dirigi ônibus como vocês e sei como é difícil, por isso fiz questão de estar pessoalmente aqui e abraçar cada uma de vocês que tem que lidar com diversos comentários machistas diariamente. Me orgulho de saber que existem mulheres guerreiras que lutam para ser o que elas quiserem, desde motorista de aplicativo, táxi, ônibus, caminhão e chegam em casa e ainda são mães, mulheres e esposas”, afirma.

Segundo a Secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni, este projeto vem de encontro ao que a pasta acredita do empoderamento e valorização feminina. Ela observou que essas mulheres trabalharam durante a pandemia, quando a maioria das pessoas estavam em home office, as motoristas estavam transportando os profissionais da saúde.

“Fico feliz por fazer parte desta gestão humanizada e pela sensibilidade do prefeito Emanuel Pinheiro todos os ônibus a partir de agora transporte terá câmera, para preservar as motoristas e todas as mulheres que sofrem abuso sexual. E ressaltar que o prefeito aprovou uma lei de importunação sexual. Isso mostra que estamos juntas mulheres e que vocês independente da profissão nos enchem de orgulho”, declarou.

De acordo com a motorista, Maria de Lourdes da Silva, que está a frente do transporte público há 20 anos, receber homenagem pelo trabalho desenvolvido não tem preço. Ela agradeceu pelo evento e parabenizou todos os envolvidos.

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, também esteve no evento e ressaltou a importância da mulher na profissão. Para ele, as mulheres desenvolvem um trabalho diferenciado, com muito mais amor, respeito e cuidado.

“ Mulheres que mudam Cuiabá é o mínimo que podemos fazer para homenagear essas mulheres que continuaram trabalhando durante a quarentena da covid-19. A sua responsabilidade e sensibilidade nos ajudam a construir um trânsito mais seguro e humano”, pontua.

Projeto

O projeto surgiu no início do ano, com o apoio da primeira-dama Márcia Pinheiro, e tem como prioridade homenagear no dia 08 de março, mulheres motoristas, garis, que de uma forma ou outra fazem muito por Cuiabá e muitas vezes não recebem o agradecimento merecido. Mas com o aumento dos casos da Covid-19, realizaram o primeiro evento com as mulheres da cultura pela plataforma digital e em maio homenagearam aproximadamente 120 mulheres garis. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114