Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 10 de setembro de 2021, 14h48

Ponto de coleta de material reciclável no TCE-MT contribuirá com castrações e alimentação de animais


.

 Você sabia que tampinhas de garrafa e frascos de desodorante podem salvar a vida de centenas de cachorros e gatos abandonados pelas ruas de Cuiabá e Várzea Grande? Isso porque o material reciclável, recolhido pelos projetos Lunnaar e Tampatinhas, é vendido a empresas de reciclagem e a renda é convertida em castrações e atendimentos veterinários aos animais resgatados.

Parceiro de ambas as iniciativas, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) reformou recentemente seu ponto de coleta para as tampinhas no Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), que coordena o recolhimento e entrega às equipes dos projetos sociais.

De acordo com a coordenadora do NQVT, Estela Biancardi, no caso do tampatinhas, os servidores podem trazer tampas de garrafas de água, refrigerante, mate, suco, leite, shampoo, condicionador, cremes, pasta de dente, água sanitária, caneta, achocolatado, sorvete, manteiga, requeijão, anéis de latas, etc.

"A única orientação é de que antes do descarte nos pontos de coleta, as tampinhas sejam lavadas para evitar a proliferação de odores e bactérias. É uma ação simples, que pode ser adotada por qualquer pessoa. Isso tem muito impacto para estes bichinhos e também para o planeta", diz ela.

A gerente do Sistema de Gestão de Energia (SGE), Débora Finazzi Luz Farah, conta que contribui com o projeto mesmo antes de haver um ponto de coleta no tribunal. Além dela, seu setor também é engajado com a causa e realiza mensalmente a entrega de diversas sacolas cheias de tampinhas.


Tony Ribeiro/TCE-MT

Clique para ampliar
"Quando soubemos do projeto achamos interessante a possibilidade de transformar esse material em castrações. Além de não custar nada, estamos reduzindo a geração de lixo e ajudando os animais", diz Débora.

Com relação ao projeto Lunaar, os recursos obtidos com a venda de frascos vazios de desodorante em aerosol, feitos em alumínio e descartados após o uso, são revertidos principalmente em ração e castrações. A associação atende, atualmente, mais de 100 animais que foram retirados de situações de abandono e maus-tratos.

O ponto de coleta instalado no TCE-MT também recebe medicamentos vencidos e pilhas e baterias. Nestes casos, os itens recebem a destinação adequada, evitando a contaminação do meio ambiente.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114