Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Domingo, 24 de outubro de 2021, 16h57

Nova travessia de concreto facilitará o acesso entre os bairros Planalto e Novo Horizonte


A Prefeitura de Cuiabá iniciou a construção de uma travessia de concreto sobre o Córrego Gumitá, na divisa entre os bairros Planalto e Novo Horizonte. A intervenção faz parte do conjunto de ações executadas em decorrência da duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira, popularmente conhecida como Avenida dos Trabalhadores. Na sexta-feira (22), o prefeito em exercício José Roberto Stopa vistoriou o andamento da obra.

No local, que faz a ligação entre a Dante Martins de Oliveira (Planalto) e a Rua P (Novo Horizonte), os trabalhadores já efetuaram a concretagem da base de apoio para a instalação do conjunto de aduelas que formará o bueiro celular sobre o córrego. A edificação da travessia teve início neste mês e a previsão de que até o fim deste ano seja concluído, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

A implantação dessas estruturas é realizada pela gestão Emanuel Pinheiro desde o ano de 2017. Pré-moldadas em concreto armado, as aduelas são consideradas extremamente apropriadas para a demanda do fluxo de água, principalmente durante a temporada de chuvas. Além disso, a fabricação dos pré-moldados seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que dá maior garantia ao serviço executado.

“No projeto que recebemos, a duplicação chegava até certo ponto da Dante Martins de Oliveira. Entendo a demanda da região, ampliamos a extensão que será alcançada pela obra, chegando inclusive na parte da avenida que não possui asfalto. Com a ampliação, houve a necessidade de construir essa travessia, facilitando o acesso entre um bairro e outro”, explica o prefeito em exercício.

DUPLICAÇÃO

A duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira abrange um trecho situado entre o Residencial Santa Inês e o fim da avenida, na divisa entre os bairros Planalto e Novo Horizonte. Seguindo o planejamento, a obra já alcançou mais de um quilômetro de pavimentação. Além disso, o levantamento do muro de gabião no córrego que passa pela via foi concluído, assegurando a estabilidade para o solo do local.

Somada a duplicação, também está em andamento a obra de implantação de uma ciclovia na avenida. O trabalho está em andamento desde o início do mês de setembro e atenderá um percurso de quatro quilômetros. Também está sendo executada a construção de mais de 600 vagas de estacionamento. A previsão é de que até março de 2022, as estruturas estejam liberadas para uso da população.

“Esse é um projeto que foi encontrado paralisado pela gestão Emanuel Pinheiro, que teve que fazer um grande trabalho de articulação para assegurar o recurso e as adequações necessárias para ampliação da duplicação. Uma obra completa, com pavimentação, rede de drenagem de águas pluviais, calçada, ciclovia, para atender a população”, pontua o secretário interino de Obras Públicas, Raufrides Macedo.

 Fotos: Luiz Alves




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114