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Economia
Segunda, 14 de junho de 2010, 13h55
Retomada

ALL anuncia obras em mais 100 km de trilhos a Rondonópolis


 

Mais 100 quilômetros de infraestrutura no traçado do prolongamento da ferrovia entre Alto Araguaia e Rondonópolis, ao Sul de Mato Grosso, estão em andamento pela América Latina Logística (ALL), empresa responsável pela construção da obra. Estão sendo executados serviços de terraplanagem, drenagem e obras de arte especiais. Ainda neste mês de junho, terá início a etapa de superestrutura, com a instalação de trilhos e dormentes que irão compor a nova ferrovia. Somente este ano, a ALL está investindo R$300 milhões na obra, de um total de R$700 milhões previstos até 2012. A extensão total do trecho é de 250

Segundo empresa, obras estão no trecho em que foi concedida Licença de Instalação do IBAMA. Continuidade depende de novas autorizações. (Foto: Assessoria)

quilômetros.

As obras em andamento estão entre os quilômetros 500 ao 676, trecho para o qual a ALL recebeu Licença de Instalação (LI) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com Autorização da Supressão Vegetal (ASV) do segmento 2, que possui 165 km. “Para o avanço das demais etapas, é necessária nova autorização do IBAMA, uma vez que se tratam de Reservas Legais (RLs) e Áreas de Preservação Permanente (APPs)”, revela o diretor do Projeto Rondonópolis, que trata da construção da ferrovia, Sildomar Tavares Arruda. Segundo ele, a empresa vem seguindo todas as recomendações impostas pelo órgão ambiental. Preocupada com as questões ambientais, a ALL somente poderá dar continuidade ao projeto com as autorizações em mãos.

“A ALL vem concretizando com agilidade tudo o que lhe é permitido, sempre respeitando as questões ambientais. Bom exemplo da atuação da empresa é o fato da fábrica de dormentes estar pronta para operar, atendendo a vigência do IBAMA, ou melhor, cumprindo com os compromissos junto ao Governo”, afirmou o diretor. Com as instalações dos trilhos, grande parte das obras na Ferrovia passam a ser atendidas por meio de trem, como é o caso do transporte dos materiais necessários para sua finalização. “Isso evita a abertura de novas estradas, diminuindo ainda mais os impactos ambientais durante a construção da ferrovia”, concluiu Arruda.

Contratações - Também está em andamento na região a contratação de 25 novos colaboradores, que serão formados para atuar na condução dos trens. “Inicialmente, estas equipes irão conduzir os trens que levarão os materiais até às frentes de obra e depois farão parte do time de maquinistas que irá conduzir os trens na região. Até o final de 2010, serão mais de 1,8 mil empregos diretos gerados na região nas mais variadas funções.

Estrutura - Para suprir as necessidades da obra, foram implantadas uma unidade de britagem em Alto Taquari, destinada à produção de brita para lastro, com produção mensal 50 mil metros cúbicos de brita, e uma fábrica de dormentes de concreto, em Alto Araguaia, com produção mensal de 29 mil dormentes. A empresa também já adquiriu 38 mil toneladas de trilhos TR UIC 60, importados do Japão, considerados os melhores do mundo. Os trilhos passam por soldagem na Usina da ALL em Rio Claro - SP. A previsão é de que sejam aplicados mais de 30 mil metros de trilhos/mês a partir deste mês de junho.

Terminais – Para viabilizar a captação das cargas na região, também está prevista a implantação de dois terminais rodoferroviários, um em Itiquira, destinado a movimentação de grãos e madeira, e outro em Rondonópolis com foco na produção agrícola do estado. A nova ferrovia irá atender um mix de produtos como soja em grãos, óleo de soja, milho, álcool, algodão, madeira de reflorestamento, contêineres frigorificados e derivados de petróleo. O novo trecho irá movimentar, logo após sua conclusão, o equivalente a 12 milhões de toneladas o que comprova a importância econômica da obra. Construído todo em bitola larga, terá sete pátios de cruzamento e tens circulando a uma velocidade de até 85 quilômetros/hora.




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