Cuiabá | MT 27/04/2024
Polícias
Terça, 19 de abril de 2011, 12h24

Defesa Civil do Estado percorre interior promovendo formação de brigadistas


Depois dos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste e Alta Floresta as próximas cidades a receber o Curso de Formação de Brigadistas são Nova Xavantina (25 a 29.04), Barra do Garças (09 a 13.05) e Nobres (13 a 17.06). O objetivo é capacitar técnicos brigadistas nas práticas de prevenção e combate aos incêndios florestais. Ao todo, aproximadamente 100 alunos já foram capacitados somente este ano.

A iniciativa do Governo do Estado é feita em parceria entre a Defesa Civil do Estado, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A meta é implementar as ações previstas no Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso (PPCDQ/MT), que prevê uma série de ações preventivas, de monitoramento, fiscalização e responsabilização.

De acordo com o coordenador de Gestão do Fogo da Defesa Civil do Estado (CGF), Ten. BM Jean Oliveira, os órgãos competentes trabalham durante todo o ano na mobilização e conscientização antes mesmo do período proibitivo das queimadas visando intensificar as ações de caráter preventivo.

“Nossa preocupação é capacitar agentes brigadistas nos municípios que tiveram maiores incidências de queimadas ou focos de calor em anos anteriores. A ações de prevenção do Governo são concentradas no período proibitivo, mas, a conscientização e capacitação são feitas no decorrer do primeiro semestre do ano para que, durante o sinistro, tenhamos pessoas aptas a contribuírem de forma eficaz no combate ao fogo”, explicou o coordenador ao citar o Curso de Brigadistas como uma das ferramentas que fortalece as ações técnicas de combate, educativas, além de sensibilizar a população quanto à problemática das queimadas.

O CURSO

Com carga horária de 40 horas (24 horas teóricas e 16 horas práticas), o conteúdo está sendo ministrado por instrutores da Defesa Civil, bem como, do Corpo de Bombeiros Militar, visando capacitar brigadistas nas práticas de prevenção e combate aos incêndios florestais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114