Cuiabá | MT 19/05/2024
Polícias
Sexta, 03 de junho de 2011, 15h53
Alto Araguaia

Justiça coordena ação de combate às drogas


ALTO ARAGUAIA

Justiça coordena ação de combate às drogas


O juiz da Comarca de Alto Araguaia (415km a sul de Cuiabá), Carlos Augusto Ferrari, conduziu uma reunião na Câmara Municipal do município cujo objetivo foi debater formas de enfrentamento e a problemática do uso de entorpecentes, especialmente pelo público menor de idade da região. Uma das ações concretas do grupo que congrega, além do Poder Judiciário, os Poderes Executivo e Legislativo municipal, além de Governo do Estado, Polícias Civil e Militar e Defensoria Pública, é a criação de uma instituição que abrigue os menores para a recuperação do vício e reinserção social.

O projeto foi iniciado pelo Poder Judiciário da Comarca, por meio de iniciativa desencadeada pelos juízes Carlos Augusto Ferrari e Wagner Plaza Machado Júnior, hoje na Comarca de Juína (735km a noroeste de Cuiabá). “A idéia é desenvolver parcerias visando o trabalho com menores em conflito com a lei, já que o Estado tem carência de locais para o cumprimento de medidas socioeducativas. A Justiça pode viabilizar a mão de obra de reeducandos para a construção do local”, pontuou o juiz Carlos Augusto Ferrari.

Está foi a quinta reunião do grupo e teve a participação da secretária-adjunta da Secretaria de Cidadania e Justiça, Vera Araújo, que se comprometeu em viabilizar meios, principalmente técnicos, para a instalação da unidade. Apesar de não existir prazo pré-determinado para a construção ou aluguel de um imóvel, as autoridades se deslocaram para conhecer uma antiga escola proposta para o abrigo, o que foi descartado em decorrência da distância do centro da cidade, já que os menores poderão dormir no local e sair para as aulas regulares, além de participar de cursos técnicos oferecidos pela instituição e aulas de reforço escolar.

Autoridades dos Municípios de Araguainha (460km a sul de Cuiabá), Alto Taquari (479km a sul de Cuiabá) e Santa Rita do Araguaia, pertencente ao Estado de Goiás, também participaram da reunião. O projeto encampado pela Justiça de Alto Araguaia coaduna com a participação do Poder Judiciário de Mato Grosso no Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, desenvolvido também em parceria entre Governo do Estado, Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Governo Federal e Ministério Público. O plano pretende atendimento de saúde aos dependentes químicos, objetivando a desintoxicação, recuperação e reinserção social.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114