Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Sábado, 04 de dezembro de 2021, 14h35

ONU pede ao Sudão respeito à liberdade de expressão



Pedido foi feito em relatório apresentado ao Conselho de Segurança

RTP - Rádio e Televisão de Portugal
Em relatório apresentado ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nessa sexta-feira (3), o secretário-geral, António Guterres, pede às autoridades sudanesas "que respeitem a liberdade de expressão e de imprensa", em um ambiente que considera "cada vez mais hostil aos jornalistas".

"Reitero o meu apelo à libertação imediata e incondicional de todos aqueles que foram detidos e detidos arbitrariamente, e à cessação das detenções de líderes da oposição e ativistas políticos. Aqueles que foram acusados devem ter um julgamento justo", acrescentou no documento trimestral, que ainda não foi oficialmente divulgado.

"O futuro da transição sudanesa continua incerto", disse Guterres.

"O golpe militar corre o risco de fazer descarrilar realizações importantes nas frentes internacional e econômica e de privar o Sudão da tão necessária ajuda e alívio da dívida", disse o chefe da ONU.

"Todas as partes devem fazer um esforço concertado de negociação para resolver eficazmente as questões pendentes de uma forma inclusiva, que seja vista como legítima pelo povo sudanês e seus parceiros", frisou

Guterres também denunciou relatórios sobre "a utilização de munições vivas pelas forças de segurança e militares contra manifestantes pacíficos, resultando em mortes e feridos. "Isso é inaceitável", disse o secretário-geral, pedindo ainda às autoridades sudanesas que cumpram suas obrigações, "ao abrigo dos direitos humanos, e respeitando os direitos à vida, à liberdade de expressão e à reunião pacífica".

 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114