Cuiabá | MT 27/04/2024
Mundo
Domingo, 26 de março de 2023, 12h57

Rússia posiciona armas nucleares em Belarus


.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou no sábado 25 que vai enviar armas nucleares para Belarus. A medida é um alerta ao Ocidente e aos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que forneceram um novo pacote de apoio militar à Ucrânia.

Em discurso, Putin comparou as medidas adotadas por ele com as ação feitas pelos Estados Unidos. “Aqui, não há nada inédito: os EUA fazem isso há décadas”, disse. “Eles têm suas armas nucleares táticas posicionadas há muito tempo em território de seus aliados. Também possuem aliados em certos países e treinam suas tripulações. Vamos fazer a mesma coisa.”

No entanto, não há uma definição de quando as armas serão de fato enviadas nem onde ficarão posicionadas. O presidente russo disse apenas que a construção da estrutura na qual as armas ficarão abrigadas será concluída até 1º de julho deste ano.

 

Em contrapartida, Putin enfatizou que Moscou não vai violar suas obrigações internacionais sobre a não proliferação de armas nucleares. Organismos a favor do controle de armas atômicas demonstraram preocupação sobre a escalada do discurso do presidente russo.

“No contexto da guerra na Ucrânia, a probabilidade de erro de cálculo ou má interpretação é extremamente alta”, observou a Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares, nas redes sociais. “Compartilhar armas nucleares torna a situação muito pior e arrisca consequências humanitárias catastróficas.”

Revista Oeste




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114