Cuiabá | MT 27/04/2024
Mundo
Terça, 28 de março de 2023, 14h07

Reaproximação: China envia embaixador à Coreia do Norte


.

A China anunciou nesta terça-feira (28), que o novo embaixador do país na Coreia do Norte assumiu seu posto. Esse é um sinal de que a Coreia do Norte está reabrindo, em meio a relatos de que vem passando por dificuldades pela pandemia da Covid-19 e pela escassez de alimentos.

Wang Yajun, o embaixador, irá auxiliar no desenvolvimento da amizade tradicional entre “vizinhos que dividem montanhas e rios”, disse nesta terça a ministra de Relações Exteriores da China, Mao Ning.

A ida do embaixador ocorre pouco após a mídia estatal norte-coreana informar que o presidente do país, Kim Jong-Un, incitou seus cientistas nucleares a aumentar a produção de material para a construção de bombas.

A China é a principal fonte de ajuda econômica e apoio político da Coreia do Norte, mas as interações foram interrompidas por restrições de viagens impostas na tentativa de impedir a propagação da Covid-19.

Ainda, o apoio da China à Coreia do Norte, como também à Rússia, é visto como um ato de desafio à ordem mundial liberal liderada pelos Estados Unidos.

Embora a China tenha concordado com as sanções das Nações Unidas contra a Coreia do Norte por causa de seus testes nucleares, ela repetidamente garantiu apoio ao regime de Kim para evitar seu colapso e as possíveis consequências humanitárias, militares e políticas que poderiam seguir.

Pleno News




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114