Cuiabá | MT 05/05/2024
Esporte
Segunda, 18 de abril de 2011, 09h36

Karatecas participam do Campeonato Estadual de Artes Marciais


Karatecas representantes de diversas regiões do Estado se juntaram, no ultimo sábado (16.04), para da 1ª Fase do Campeonato Estadual de Artes Marciais do Estado, no Palácio dos Esportes de Artes Marciais, em Cuiabá.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Antonio Azambuja, revelou que a Seel é parceira dos eventos que favorecem o desenvolvimento integral dos atletas. “O Karatê, além de contribuir para comportamento e hábitos saudáveis dos praticantes, propicia o conhecimento e a difusão da filosofia oriental milenar e da cultura esportiva das Artes Marciais, e o exercício da cidadania”, destacou.

Foram cerca de 250 atletas participantes, divididos entre as categorias Mirim, Infantil, Infanto-juvenil, Juvenil e Adulto. O dirigente informou que, além dessa primeira fase, o estadual tem mais outras duas, em junho e a última no mês de agosto. Segundo ele, as categorias são divididas por idade e peso.

De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Karatê, Emídio Filho, as expectativas para esta primeira etapa são bastante positivas. “Será uma forma de seleção e preparação para os atletas Mirim e Infanto-juvenil, que irão disputar o Brasileiro da categoria, em junho, na Paraíba. Também será um treino especial para os atletas que miram as competições em âmbito nacional e internacional.

Além desses competidores, os participantes do Infanto-juvenil e Juvenil formarão a seleção para disputa do Brasileiro que acontece em julho, em Santa Catarina, e ainda para os atletas da categoria Junior e Adulto que disputam a seletiva do Brasileiro em setembro, em Manaus. 'Esta primeira fase servirá de seletiva para a seleção mato-grossense”, explicou.

O dirigente explicou ainda que o karatê oficial é reconhecido somente há dois anos, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e internacional. “Agora ficou bom para os atletas e além disso, todas as categorias ficaram divididas por peso, idade e faixa. Com isso, o número de competidores dobrou. “Tenho certeza que esse reconhecimento proporciona a disputa fora do País”, pontuou.

O presidente da Federação destacou ainda que o campeonato visa promover o congraçamento social e desportivo, o intercâmbio técnico dos praticantes, além de renovar os talentos marciais do Estado.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114