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Interior de MT
Quinta, 10 de junho de 2010, 19h00
Osso

Vereador denuncia briga de empreiteiras sobre pavimentação em Nova Ubiratã


Sérgio Édison
De Nova Ubiratã

 O Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (Dnit) vai pavimentar os 180 quilômetros da BR-242 no trecho entre a cidade de Nova Ubiratã até a MT-130. A garantia é do vereador Hálacy Amorin (PV). “Segundo informação do próprio Dnit, a obra vai se realizar. Isso não tem volta”, garante.

Entretanto, está em jogo os interesses das empreiteiras que participam do processo licitatório e nenhuma quer perder a oportunidade. “Todas estão querendo se apoderar do recurso público disponível e essa briga está atrasando o início da pavimentação no trecho em Nova Ubiratã”, denuncia o vereador.

A licitação deverá se concretizar nos próximos dias, conforme informa a página do Dnit na internet. “Se não houver mais nenhum atraso, acredito que a licitação deverá ser aberta em breve e, então, conheceremos a empresa que realizará a obra”, relata Hálacy.

Ao todo, a obra terá 580 quilômetros entre Sorriso e a BR-158, em Ribeirão Cascalheira, na região Araguaia.

Conforme o Dnit, R$ 20 milhões já estão disponíveis para o início da pavimentação em Nova Ubiratã, que deverá transformar a BR-242 em um dos maiores corredores agrícolas do Brasil.

Traçado

O projeto do governo federal também prevê a continuidade da pavimentação da rodovia através dos Tocantins e Bahia, passando por Barreiras e chegando ao porto em São Roque. Alguns trechos baianos já estão sendo pavimentados.

O traçado da BR-242 definido pelo Dnit passa pela cidade de Nova Ubiratã e nas proximidades da Fazenda Xingú desviará para o distrito de Água Limpa. A partir de Água Limpa, o traçado passará por Querência para chegar à BR-158.

Essa rota deixa de fora os distritos de Novo Mato Grosso e Santo Antônio, por onde passa o traçado original definido em 1973 pelo congresso nacional. O Governo de Mato Grosso apresentou uma proposta onde se compromete a construir, em parceria com a prefeitura de Nova Ubiratã, um ‘braço’ de 40 quilômetros para que a pavimentação da BR-242 possa beneficiar as duas comunidades.

A BR-242 já possui pavimentação em seus trechos extremos: Sorriso/Nova Ubiratã e parte da BR-158. Além disso, a rodovia será um eixo de integração leste-oeste na região central do Estado, possibilitando integração com a hidrovia do Araguaia e a ferrovia Norte-Sul, no corredor de transporte para o porto de Itaqui, no Maranhão.

Expectativas

O prolongamento da BR-242 até Juína atenderá, também, a área de produção agrícola e ajudará a consolidar o eixo rodoviário leste-oeste, possibilitando a integração com Rondônia via BR-174. Atualmente, parte do trecho proposto já se encontra pavimentada de Sorriso a Ipiranga do Norte, com previsão de extensão do pavimento até Itanhangá seguindo para Juína.

O traçado também atende as expectativas dos habitantes locais que, em função da previsão da implantação da rodovia, realizaram investimentos e contraíram compromissos. A rodovia também diminuirá em cerca de 300 quilômetros a distância entre Cuiabá e a região leste de Mato Grosso.




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