Cuiabá | MT 13/05/2024
Variedades
Quinta, 13 de maio de 2010, 17h26

"Aqueles Dois" terá apresentação no Sesc Arsenal dia 15 em Cuiabá


Aqueles Dois, espetáculo da companhia mineira Luna Lunera, estará pela primeira vez em Cuiabá. A apresentação na cidade faz parte do Palco Giratório, projeto do Sesc (Serviço Social do Comércio), que tem como objetivo difundir e descentralizar as artes cênicas no Brasil. A apresentação única em Cuiabá acontece dia 15 de maio às 20h no Sesc de Santo Arsenal.

 

A Cia. Luna Lunera está na estrada desde março de 2010 e, ao todo, se apresentará em 44 cidades de 14 estados brasileiros.

Sinopse: Da rotina de uma “repartição” – metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho, revela-se o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, Raul e Saul. É que “num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra”. No entanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão.

O espetáculo Aqueles Dois foi criado a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996), publicado em sua primeira versão no livro "Morangos Mofados" (Brasiliense, 1982). Nesse texto, como praticamente em toda a produção literária de Caio, são múltiplas as citações ou simples menções a artistas e obras de áreas diversas, locações urbanas, letras de músicas, filmes, épocas, em que o autor mistura, despudoradamente, seus mundos biográfico e ficcional.

Na montagem há ainda outras referências, as dos artistas envolvidos na sua criação: cinco diretores, quatro deles atuando na cena. Assim como o conto, a peça possibilita uma diversidade de leituras e percepções sobre o universo "daqueles dois", em que cenário, figurino e trilha sonora explicitam uma intencional simultaneidade abrangente a várias décadas.

A Cia. de Teatro Luna Lunera

A Cia. Luna Lunera (Belo Horizonte/MG) foi criada em 2001 por um grupo de atores formados pelo Cefar, Centro de Formação Artística do Palácio das Artes (Fundação Clóvis Salgado). A motivação naquele momento era dar continuidade à montagem de “Perdoa-me por me traíres” (2000), espetáculo de formatura da turma, inspirado nas bases do teatro-dança, que obteve grande receptividade de público e crítica. Mas desde a peça anterior a essa, “Fuleirices em Fuleiró” (2000), notavam-se as afinidades artísticas daquele coletivo. De lá pra cá, a companhia construiu ainda outros quatro espetáculos: “Nesta Data Querida” (2003), “Não desperdice sua única vida ou...” (2005), “Aqueles Dois” (2007) e “Cortiços” (2008). Trabalhos que contaram com a direção e parceria de artistas como Marcos Vogel, Kalluh Araújo, Rita Clemente, Cida Falabella e Tuca Pinheiro.

Com “Aqueles Dois”, o grupo deu início ao projeto Observatório de Criação (pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais), que objetiva pôr à mostra os novos processos criativos da Cia. Luna Lunera. A partir da sexta semana de ensaio, periodicamente, o grupo abria suas portas para que a comunidade, amigos e outros artistas pudessem presenciar o processo de criação, estabelecendo um diálogo franco e enriquecedor ao final de cada “Observatório”.

Trajetória de “Aqueles Dois”:

O espetáculo estreou em novembro de 2007, em Belo Horizonte, e vem construindo uma ampla trajetória desde então. Apresentou-se em importantes festivais nacionais e internacionais no Brasil (Festival de Curitiba/PR – Mostra Contemporânea; FIT-BH - Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte/MG; Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto/SP; Fiac - Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – Salvador/BA; Festival Recife do Teatro Nacional – Recife/PE; Festival de Agosto – Natal/RN; Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente/SP; Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília/DF) e cumprido longa temporada no Sesc Avenida Paulista - São Paulo/SP (2008), na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança – Belo Horizonte/MG (2009) e no Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro/RJ (2010).

Foi contemplado no 13º Prêmio Sesc-Sated/MG nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção; no 5º Prêmio Usiminas-Sinparc nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Ator (Rômulo Braga); foi indicado ao Prêmio Shell São Paulo 2009 nas categorias de Melhor Direção, Melhor Cenário e Melhor Iluminação, tendo recebido este último.

Circuito no Palco Giratório 2010

Maranhão: São Luís (27 e 28/03), São José de Ribamar (30/03), Paço do Lumiar (31/03) Ceará : Fortaleza (02 e 03/04), Juazeiro do Norte (15 a 17/11) Rio Grande do Norte: Mossoró (06/04) Bahia: Salvador (09 e 10/04), Feira de Santana (11/04), Paulo Afonso (14/04), Jequié (16/04), Vitória da Conquista (18 e 19/04) Paraná: Foz do Iguaçu (22/04), Palmas (24/04), Cascavel (27/04), Marechal Cândido Rondon (30/04), Campo Mourão (04/05), Umuarama (07/05), Paranavaí (10/05), Londrina (11/05) Pernambuco: Recife (13/05) Mato Grosso: Cuiabá (15/05) Mato Grosso do Sul: Dourados (17/05), Campo Grande (19, 22 e 23/05) Rio Grande do Sul: Porto Alegre (25 e 26/05), Gravataí (29/05), São Leopoldo (30/05), Caxias do Sul (31/05), Passo Fundo (02/06), Carazinho (03/06), Ijuí (04/06), Santa Rosa (06/06), Uruguaiana (08/06), Alegrete (09/06), Santa Maria (11/06), Santa Cruz do Sul (12/06), Pelotas (14/06), Camaquã (15/06) Distrito Federal: Brasília (20 e 21/07) São Paulo: São Paulo (11, 12, 14 e 15/08) Santa Catarina: Florianópolis (07/08 e 07/09), Jaraguá do Sul (09/09), Joinville (11/09) Rondônia Porto Velho (25/09) Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (25/11)

Mapa completo em: http://tinyurl.com/aq2palco

Oficina Ator Criador

Em algumas cidades do circuito Palco Giratório, os atores da Cia. Luna Lunera ministram a “Oficina Ator Criador”, revelando etapas do processo de criação do espetáculo “Aqueles Dois”. A oficina busca iniciar os atores no processo colaborativo de criação, em que todos os envolvidos mantêm uma atitude autoral e participativa na atuação, na direção e na dramaturgia. Partindo dos jogos inspirados no contato improvisação (técnica corporal criada por Steve Paxton) e no método das ações vocais, os alunos ganham ferramentas para construir as cenas. Mais informações sobre datas e locais da oficina nas unidades regionais do Sesc.

Ficha técnica

Concepção: Cia. Luna Lunera

Texto: Caio Fernando Abreu

Diretores/Criadores: Cláudio Dias, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves, Rômulo Braga e Zé Walter Albinati

Em cena: Cláudio Dias, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves e Rômulo Braga

Relator do Processo: Zé Walter Albinati

Workshop de Ações Vocais: Odilon Esteves

Workshop de Contato Improvisação: Cláudio Dias

Workshop de Voz e Arranjo Vocal: Zé Walter Albinati

Cenário e Figurino: Núcleo de criadores do espetáculo

Consultoria de Figurino: Carla Mendonça

Iluminação: Felipe Cosse e Juliano Coelho

Criação Gráfica: Frederico Bottrel

Administração: Sílvia Batista

Estagiária de Comunicação: Mariana Garcia

Produção Executiva: Clarice Castanheira

Produção no circuito Palco Giratório: Thiago Prata

Direção de Produção: Cláudio Dias

“Aqueles Dois” segundo a crítica

“Um dos textos mais conhecidos de Caio Fernando Abreu, o conto ‘Aqueles Dois’, é, talvez por conta de sua fama, dificílimo de ser transposto para a linguagem teatral. Por quê? Por conta das armadilhas fáceis nas quais o encenador pode incorrer. (...) Pois a companhia mineira Luna Lunera dribla com raro brilho essas questões e apresenta (...) uma adaptação impecável de ‘Aqueles Dois’”.

Jefferson Lessa – O Globo (RJ/RJ), 03/02/2010

“Os atores-dramaturgos-cenógrafos-criadores desta coletivização de instigantes propostas dão corpo e voz a orgânica transposição do literário para o cênico, numa íntegra unidade onde não há lugar para destaques. Cláudio Dias, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves e Rômulo Braga formam núcleo de criação vigoroso, em que ideias se transformam em teatro pulsante”.

Macksen Luiz – Jornal do Brasil (RJ/RJ), 07/02/2010

“A capacidade de entrega é o que torna Aqueles Dois espetáculo singular. Por causa dela, o Luna Lunera arrebata público cada vez mais heterogêneo, em faixa etária e convicções. O grupo, que encontrou medida justa para tratar o excelente conto de Caio Fernando Abreu, leva para a cena o que a narrativa tem de mais agudo e sensível e envolve o espectador nas angústias de seus personagens – tão particulares quanto universais. Com delicadeza, trata das incoerências de uma geração, que se pretende livre, desencabulada, mas que em realidade repete com hipocrisia erros de um passado nada distante”.

Janaína Cunha Melo – Jornal Estado de Minas (BH/MG), 17/01/2009

“Aqueles Dois é um dos mais felizes resultados do processo criativo coletivo que tanto vem sendo exercitando no Brasil nos últimos anos, uma peça revigorante feita com talento, humor, humildade e afeto”.

Fabiana Moraes – Jornal do Commercio de Pernambuco, 26/11/2008

“História que salta aos olhos do leitor, a trama ganha adaptação do grupo mineiro Luna Lunera e surpreende por fugir do óbvio. Explora clichês oitocentistas sem usá-los como muleta e, acima de tudo, extrapola a temática homossexual para tratar das relações humanas e da solidão”.

Dirceu Alves Jr. – Veja São Paulo, 12/11/2008

“É o que muitos perseguem, mas só aparece de vez em quando, aquele espetáculo capaz de tocar plateias dos mais diferentes matizes sem ser piegas ou melodramático. Que une intérpretes expressivos, dramaturgia bem urdida e elementos cênicos escolhidos com rigor e precisão”.

Beth Néspoli – O Estado de São Paulo, 31/10/2008

“Aqueles Dois não é arrebatador e imperdível só pelo tema que escolheu, acumula a importância de ser libertário. Mais que pertinente, libertária e oportuna, é uma criação de alto nível”.

Miguel Anunciação – Jornal Hoje em Dia (BH/MG), 28/04/2008

“O resultado é uma encenação de incrível fluidez, vislumbrada tanto nas sobreposições de uma cena em outra, quanto na dinâmica de construção e desconstrução do cenário através dos vários objetos dispostos no palco”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114