Cuiabá | MT 28/04/2024
Variedades
Quinta, 23 de novembro de 2023, 07h34

Encerramento anual do projeto 'Elas Empreendem' acontece hoje em VG


 

Iniciativa liderada pela 1º Dama e Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat

 

Nesta quinta-feira, 23 de setembro, a partir das 8h30, a Casa de Sarita será palco do encerramento do Projeto "Elas Empreendem" no ano de 2023, um evento que celebra o sucesso e compromisso da gestão em fomentar políticas públicas efetivas para o empoderamento social e econômico da população feminina em Várzea Grande.

Idealizado pela 1º Dama e Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat, e pelo Prefeito Kalil Baracat, o "Elas Empreendem" tem como propósito principal o fomento do empreendedorismo social feminino, promovendo a cidadania, a emancipação social e econômica, além de fortalecer o empoderamento de mulheres no município.

O coração do projeto está na Unidade de Atendimento para Mulheres e Meninas - Profª Sarita Baracat, mais conhecida como “Casa de Sarita”. A unidade é destinada a oferecer atenção integral a mulheres e meninas da região, tornando-se o polo central das atividades promovidas pelo projeto.

Certificação - Durante a cerimônia, serão entregues certificados a aproximadamente 800 mulheres várzea-grandenses que participaram dos cursos de capacitação realizados em 70 bairros do município. Esses cursos, distribuídos em 87 grupos, compreendem a segunda etapa do projeto, onde foram ministradas oficinas que abrangem diversas áreas, desde artesanato até serviços estéticos.

As oficinas oferecidas incluem crochê, amigurumi, pintura em tecido, costura criativa, feltro, design de sobrancelhas, maquiagem, escovista, pequenos reparos e artes finas. Essa variedade reflete a abordagem abrangente do projeto, visando não apenas o desenvolvimento de novas habilidades, mas também a promoção da autoestima e a capacitação para o mercado de trabalho e/ou empreendedorismo social.

Impacto nas comunidades - O Projeto "Elas Empreendem" tem alcançado resultados notáveis ao longo do ano de 2023, ao todo 1.400 mulheres foram atendidas pelo projeto, fortalecendo a convivência social e comunitária.

“Os certificados entregues durante a cerimônia representam não apenas a conclusão de cursos, mas simbolizam a capacitação e o empoderamento de mulheres que, por meio do projeto, buscam melhorar a renda familiar e contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade”, pontua a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat.

Ela ainda pontua que: “A gestão municipal destaca-se pelo compromisso em promover a igualdade de gênero e criar oportunidades significativas para as mulheres de Várzea Grande. O Projeto "Elas Empreendem" é um testemunho do sucesso desses esforços, evidenciando a importância de iniciativas voltadas para o empoderamento feminino”.

A cerimônia de encerramento está marcada para às 8h30, nesta quinta-feira, 23 de setembro, na Casa de Sarita, reunindo não apenas as participantes certificadas, mas também autoridades locais, apoiadores do projeto e membros da comunidade.

LOCAL: Casa de Sarita - Unidade de Atendimento para Mulheres e Meninas, localizada na Av. Presidente Artur Bernardes, 1332 - Vila Ipase, Várzea Grande




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114