Cuiabá | MT 29/03/2024
Turismo
Quarta, 26 de maio de 2021, 10h31

Estratégias para compatibilizar ecoturismo e preservação são debatidas


.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Nobres, realizou nesta terça-feira (25) reunião com servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) para definir estratégias de compatibilização do ecoturismo e a preservação da unidade de conservação Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul (PEGLA) e cavernas localizadas em seu entorno.

Como resultado do primeiro encontro, já ficou definido que o órgão ambiental repassará informações para que o Ministério Público notifique os empreendedores ou proprietários para que elaborem o plano de manejo espeleológico das cavernas São José e Gruta do Duto do Quebó, localizadas no entorno da unidade de conservação. Além disso, o conselho consultivo do parque estadual será reativado.

“Por se tratar de demandas estruturais com complexidade, essa foi a primeira de uma série de reuniões que serão agendadas. Temos um plano de ação a ser executado que inclui a realização de diagnóstico sobre a estrutura do parque estadual, para depois propormos a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta ou acordos setoriais”, adiantou o promotor de Justiça Willian Oguido Ogama.

Segundo ele, a intenção é encontrar alternativas para a solução gradual e/ou integral envolvendo a unidade de conservação, de forma a compatibilizar o ecoturismo e a preservação do meio ambiente. Atualmente, conforme o promotor de Justiça, existem três inquéritos civis na Promotoria de Justiça de Nobres que tratam de assuntos relacionados direta e indiretamente à unidade de conservação.

Dois deles, segundo Ogama, possuem como objeto a elaboração de plano de manejo espeleológico para as cavernas da Gruta do Quebó e Caverna São José, e o terceiro sobre invasão do parque e áreas que necessitam da regularização fundiária.

Participaram da discussão o procurador-geral de Defesa do Meio Ambiente da Procuradoria-Geral do Estado, Davi Maia Castelo Branco Ferreira; a secretária-adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto; a superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Gabriela Rocha Priante Teles de Ávila; a coordenadora de Unidade de Conservação, Helen Ferreira; o analista de Meio Ambiente da Coordenadoria de Unidade de Conservação, Elder Monteiro Antunes; e o assessor de Gabinete da Sema, Eneas Corrêa de Figueiredo Júnior. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114