Cuiabá | MT 28/03/2024
Turismo
Terça, 07 de setembro de 2021, 04h16

IBGE está em campo com pesquisa sobre turismo


.

 Em parceria com o Ministério do Turismo, o IBGE está em campo desde janeiro com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua levantando informações sobre os hábitos de turismo da população. Cerca de 2 mil entrevistadores estão realizando a coleta de forma presencial e por telefone, em aproximadamente 210 mil domicílios espalhados em 3.470 municípios, com objetivo de pesquisar o destino de viagens (nacionais e internacionais), tempo de estada, tipo de hospedagem e gastos realizados pelas famílias.

Em geral, esses dados já são essenciais para conhecer a dinâmica do turismo brasileiro. No entanto, no cenário da pandemia e suas consequências nos segmentos de viagens, hospedagens, hotelarias e afins, a disponibilidade dessas informações passa a contribuir ainda mais para um melhor e maior dimensionamento do setor do turismo e sua importância na retomada da geração de emprego e renda em diversas cidades do país.

A pesquisa segue as recomendações da Organização Mundial do Turismo. A primeira divulgação ocorreu em agosto de 2020 e a próxima está prevista para o último trimestre de 2021.

A pesquisa mais recente, de 2019, teve como objetivo quantificar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões e para o exterior. Foram apuradas as características da viagem que, associadas a outras informações, permitem uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica.

Além de quantificar e conhecer melhor o comportamento da população em viagens nacionais e internacionais, a inclusão da temática na pesquisa contribuir para a construção da conta satélite de turismo, uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114