Cuiabá | MT 28/04/2024
Turismo
Terça, 21 de março de 2023, 10h14

Sedec orienta gestores de 87 municípios para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro


.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realiza na próxima quinta-feira (23.03) uma reunião técnica de orientação aos interlocutores turísticos municipais, regionais e secretários de turismo de 87 prefeituras sobre o início do processo de atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.

O encontro é realizado por meio da Secretaria de Estado Adjunta de Turismo (Seadtur-MT), a partir das 8h, no Paiaguás Palace Hotel, em Cuiabá.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que reúne municípios com vocações turísticas ou que são impactadas pelo setor de viagem. Com a cartografia atualizada, políticas e ações públicas voltadas ao turismo podem ser desenvolvidas em conjunto para fomentar o desenvolvimento dos destinos turísticos, como o recebimento de recursos públicos para obras de infraestrutura e oferta de capacitação profissional.

Conforme o Ministério do Turismo, em 2022 foram detectadas 338 regiões turísticas no Brasil, das quais 231 se localizam na região Centro-Oeste e 87 são municípios mato-grossenses.

De acordo com o secretário da Seadtur-MT, Jefferson Moreno, a reunião técnica tem como finalidade orientar os interlocutores municipais e regionais, e autoridades sobre a importância de atualizar as informações de Mato Grosso no Mapa do Turismo.

“Nessa reunião vamos fazer, juntos, uma pré-definição das informações que vamos encaminhar junto ao Ministério do Turismo. É importante destacar que esse trabalho de atualização do Mapa é conjunto. Com as informações atualizadas conseguimos realizar ações pontuais para alavancar o turismo no nosso Estado, por isso é imprescindível que os gestores fiquem atentos ao prazo e priorizem essa atualização do cadastro”, explicou Jefferson.

Cadastramento

Além dos interlocutores e prefeituras, os interessados em participar do Programa de Regionalização do Turismo também devem fazer a atualização do Mapa. Para isso, é preciso entrar no novo sistema, o SISMapa, no endereço https://sistema.mapa.turismo.gov.br/#/login, por meio de login e senha criados pela interlocução estadual, Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) e as prefeituras municipais, através dos seus órgãos de turismo.

As informações devem ser anexadas à documentação comprobatória para posterior análise e homologação da Sedec e do Ministério do Turismo.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato no e-mail: regionalizacaoturismo@sedec.mt.gov.br ou pelos telefones (65) 3613-9325 e (65) 99993-2875.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114