Cuiabá | MT 28/03/2024
Geral
Segunda, 02 de maio de 2022, 10h11

Abertura de 146 poços artesianos em MT vai garantir água de qualidade a 19 mil famílias


.


O Governo do Estado, por meio da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), entregará 146 poços artesianos em 49 municípios mato-grossenses, até o mês de junho. O investimento de R$ 14,3 milhões, oriundo de recursos do Estado e emendas parlamentares estaduais, irá beneficiar cerca de 19 mil famílias que vivem na zona urbana, comunidades, assentamentos e aldeias, de todas as regiões de Mato Grosso.

Do total investido, R$ 3,5 milhões foram destinados à abertura de poços em territórios indígenas e beneficiarão a 23 aldeias localizadas nos municípios de Gaúcha do Norte, Feliz Natal, São José do Xingu, Querência, Barra do Bugres, General Carneiro, Nobres, Comodoro, Nova Ubiratã e Conquista D’Oeste.

As obras que abrangem 6 lotes, se dividem em duas fases, a primeira é de construção dos poços, que compreende a perfuração, revestimento e captação de água e a segunda, que é a etapa útil, na qual é feita a instalação e automação da bomba, base do reservatório, reservatório de água e cercamento da área, somente após todo esse processo é possível utilizar o poço.

A iniciativa para abastecimento de água em Mato Grosso começou a operar, inicialmente, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), quando foram perfurados 58 poços artesianos. Desde fevereiro deste ano, a abertura de poços é feita por perfuratriz adquirida pela Companhia, através de emenda parlamentar federal e recursos do Estado.

“Este é um programa muito importante, em função do cunho social que possui, levar água para a comunidade é levar dignidade e saúde. O governador Mauro Mendes está nos dando todo apoio para executar este trabalho e determinou, que o realizemos com a máxima agilidade para atender a quem necessita ter acesso à água potável de qualidade”, esclarece o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o acesso à água é um direito humano e serviço que deve ser estendido a toda a sociedade.

“A democratização do acesso à água é uma das premissas desse governo. Por isso foi posto em ação o programa MT Água para Todos, que tem o compromisso de levar esse recurso essencial à vida aos cidadãos de todos os municípios de Mato Grosso”, pontua Miranda.

Atualmente a Metamat possui uma demanda total de 1.100 poços, solicitados por vereadores, prefeitos e deputados estaduais e federais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114