Cuiabá | MT 23/04/2024
Geral
Segunda, 09 de maio de 2022, 18h13

Agilidade de Canais da Sema-MT sobre crimes ambientais, surpreende denunciante


.

Redação




Cidadão que recorreu esta semana para denunciar uma provável agressão ao meio ambiente em Cuiabá, utilizando os canais da ouvidoria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), manifestou-se surpreso e satisfeito com o atendimento.

O problema identificado pelo denunciante acontecia no sábado (7) , no bairro Bosque da Saúde, área central da Capítal. Ele procurou a Dema - Delegacia Especializada no meio ambiente no sábado, via telefone, no momento do ocorrido. Contudo os telefones não atenderam. Recorreu então ao número 190 da Polícia Militar. A atendente disse apenas que repassaria a ocorrência para uma de suas unidades e não pode precisar se seria atendida naquele momento. No tempo que ficou no local após o telefonema, nenhuma viatura compareceu na localização, por volta de 17h45.

Na segunda-feira (9) a pessoa buscou os contatos da Sema, através dos canais, via WhatsApp, pelo número  (65) 99321-9997 e ainda pelo número 0800 065 3838. Primeiramente a sensação era de "descrença", porém no andamento da conversa via telefone se surpreendeu. Sem delongas, sem interromper a fala do denunciante e constatando que as informações já estavam sendo anotadas, o cidadão informou que estava no computador e tentaria informar melhor a localização, via Google. O servidor,  de nome Renan, didaticamente orienta o cidadão a clicar com o botão direito do mouse sobre o mapa onde, alí, apareceriam as coordenadas de localização. Repassados os dados, Renan ainda revisa os números. Na sequência pede para o cidadão anotar o protocolo e que os dados estarão disponíveis no site FaleCidadão  que é da Ouvidoria Geral do Estado de Mato Grosso. A agilidade e rapidez surpreendeu o denunciante protetor do meio ambiente, que pediu para não ser identificado: 'as autoridades constituídas tem o pendão da proteção'.

Projeto da Sema

Conforme a Sema, além dos dois canais, há ainda a viabilidade por e-mail. Na hora da queixa, os fatos devem ser descritos com detalhes, com data da ocorrência, tipo de infração, local do acontecimento, e outras informações que indiquem como chegar no lugar. Se possível, é importante enviar as coordenadas quando se tratar de área de difícil acesso.

A Sema atende principalmente denúncias em casos de desmatamento ilegal, poluição de rios, extração de recursos minerais, emissão de efluentes e garimpo no interior do estado. 

Denuncie crimes ambientais

É possível realizar denúncias relacionadas a crimes ambientais em diferentes canais de atendimento: telefone, e-mail, pelo aplicativo MT Cidadão e pessoalmente. O horário de funcionamento da ouvidoria é das 7h30 às 11h30, e das 13h30 e 17h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Telefone: 0800 065 3838
Whatsapp: (65)99321-9997
E-mail: ouvidoria@sema.mt.gov.br
Endereço: Centro Político e Administrativo, Rua C, S/N, Cuiabá-MT




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114