Cuiabá | MT 28/03/2024
Educação
Terça, 19 de janeiro de 2021, 04h31

Dia da universidade: MEC ressalta a importância dessas instituições para a educação brasileira


É comemorado o Dia da Universidade, ela apresenta ao estudante um ambiente de pesquisa, pensamento crítico, além de encorajar a criatividade e a independência de pensamento. Tem como principal objetivo a formação acadêmica, profissional e social, capacitando o estudante para o mercado de trabalho.

No Brasil, existem 115 universidades públicas e 91 universidades privadas, totalizando 206 instituições de ensino superior. Das instituições públicas 41 são estaduais, 69 federais e 5 municipais. Elas possuem mais 16 mil cursos de graduação e 5.449 cursos de pós-graduação disponíveis pelo Brasil.

Com o intuito de ajudar os estudantes, o Ministério da Educação criou três programas de apoio: o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O objetivo deles é possibilitar o ingresso do estudante no ensino superior, seja ele privado ou federal.

A Secretaria de Ensino Superior (Sesu), do Ministério da Educação, parabeniza as universidades brasileiras pelo trabalho que vem sendo realizado na educação superior, ao desempenharem um importante papel quanto ao desenvolvimento político, econômico e social de seus estudantes.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114