Cuiabá | MT 27/04/2024
Educação
Quinta, 06 de abril de 2023, 17h01

UFMT articula parceria para Centro de Identificação de Insetos


.

Representantes da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e da Fundação de Amparo à Pesquisa em Mato Grosso (Fapemat) participaram de um encontro, nesta quinta-feira (6), visando a implementação de um Centro de Identificação de Insetos de Interesse Econômico (principalmente potenciais pragas ou insetos úteis) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A reunião aconteceu na reitoria.

Mato Grosso é um estado com forte participação agrícola em sua economia. Essa, entretanto, é uma atividade comercial com riscos inerentes e que afetam sobremaneira os pequenos produtores e agricultores familiares. Por isso, de acordo com o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, a criação deste Centro tem um grande potencial para impactar positivamente a vida da população.
“Somos um estado com base na agricultura e a questão do controle biológico, de pragas e insetos, é fundamental para este setor. Entretanto existem milhares de espécies que podem ou não ter impacto na produção, então precisamos investir recursos para a correta identificação, monitoramento e produção de conhecimento sobre eles”, afirmou.

Para o presidente da Empaer, Renaldo Loffi, essa iniciativa vai otimizar o trabalho realizado pelo órgão, principalmente com relação aos pequenos produtores.

“Acho importante essa parceria com a UFMT. Hoje, na Empaer, não temos uma grande equipe de pesquisadores, mas podemos superar isso se unirmos forças com as entidades com outras entidades de objetivos parecidos, como é o caso da Universidade”, completou.

A proposta para criação do Centro inclui a utilização de estrutura física e recursos humanos que já dispõe, além da contratação de pesquisadores por meio de bolsas da Fapemat para se dedicarem à estruturação das atividades e atendimento das demandas.

“Temos na UFMT uma das coleções de insetos mais importantes do Brasil e a expertise para a identificação de insetos que podem afetar a produção. Essa identificação é essencial para qualquer estratégia de manejo dessas populações”, explica o professor Fernando Vaz de Mello, pesquisador da UFMT que ficaria responsável pelo Centro.

“O objetivo da Fapemat é amparar bons projetos, que sejam úteis para a sociedade. A ideia que foi apresentada aqui pode melhorar nosso cuidado com o solo e garantir que agrotóxicos e fertilizantes sejam utilizados nas dosagens corretas, minimizando efeitos nocivos ao meio-ambiente e diminuindo nossa dependência de importações”, afirmou o presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva.

Além da apresentação desta proposta, o encontro também serviu para estreitar a relação entre UFMT e EMPAER, já com vista para a realização de novas parcerias que permitam a transferência do conhecimento científico produzido na Universidade para a população.

“Precisamos que a Universidade seja vista como uma Instituição importante para a comunidade, ou ela corre o risco de perder seu prestígio. Precisamos mostrar para a população a importância do nosso trabalho e a parceria com a Empaer é uma oportunidade para que esta se fortaleça e que a UFMT mostre seu trabalho”, concluiu o diretor do Instituto de Biociências (IB), professor Paulo Cesar Venere.

Também participaram da reunião o Pró-reitor de Pesquisa da UFMT, professor Leandro Battirola; o coordenador de Pesquisa e Fomento da Empaer, José Ricardo Brito; o responsável pelo laboratório de cultura de tecidos da Empaer, Guilherme Araújo Pessoa; e o responsável pelo projeto de Controle Biológico da Empaer, Marcilio Borboff Santaella.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114