Cuiabá | MT 27/04/2024
Educação
Quarta, 12 de abril de 2023, 23h27

Seduc reúne autoridades para tratar sobre a segurança nas escolas


.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) reuniu autoridades, nesta quarta-feira (12), para anunciar medidas emergenciais de segurança nas escolas da rede pública de4 ensino. Participaram do encontro, os secretários estaduais de Segurança, Coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, de Educação, Alam Porto, além dos representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Defensoria Pública, Undime, Grêmio Estudantil, parlamentares e o presidente da Associação Mato-grosssense dos Municípios, Neurilan Fraga. As novas medidas foram anunciadas após registros de ataques em escolas do país e ameaças a unidades de ensino do estado.

Na ocasião, o presidente da AMM, propôs algumas medidas para acrescentar nos cuidados e preservação dos alunos das redes estadual municipal de ensino, tais como câmeras de monitoramento em sala de aula. Ele sugeriu também investimentos em campanhas publicitárias de orientação para os pais, tendo em vista que governo estadual tem recursos financeiros para investimento em propaganda. “Minha sugestão é inserir nas campanhas, orientação aos pais e que converse com seus filhos. Eu acredito que devemos chamar as famílias para a responsabilidade, para que fiscalizem as ações de seus filhos, principalmente em relação ao uso da internet”, observou. Na sua avaliação, a reunião foi muito proveitosa, com o envolvimento de diversas instituições na luta por mais segurança nos estabelecimentos públicos de ensino.

O secretário estadual de Educação, Alan Porto, anunciou seis medidas emergenciais, que são: criar uma central de atendimento via telefone pelo aplicativo whatsApp, aumentar a ronda policial ostensiva nas escolas, estará disponível o botão do pânico, instalação de câmeras de segurança e central de monitoramento, ampliação da cultura de paz nas escolas, psicólogos para alunos e professores, restringir o horário de entrada e saída, fechamento dos portões em horário de aula e acesso somente para funcionários e estudantes; pais deverão agendar entrada nas escolas.

O secretário de Segurança Pública, Coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, garantiu que vai disponibilizar as câmeras para as escolas municipais de diferentes regiões do estado. Ele anunciou um repasse do governo federal de R$ 150 milhões para fortalecer segurança nas escolas, ampliar rondas especializadas para prevenir crimes, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública e informou que a medida já foi publicada nesta quarta-feira, no Diário Oficial da União.

Associação Mato-grossense dos Municípios




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114