Cuiabá | MT 28/04/2024
Educação
Quinta, 20 de abril de 2023, 19h13

Deputado Thiago Silva debate junto a vereador ações para a segurança nas escolas


.

Com o objetivo de ampliar as ações efetivas para garantir a segurança nas escolas, o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e deputado estadual Thiago Silva (MDB) e o vereador Adonias Fernandes (MDB) realizaram, na segunda-feira (17), audiência pública, na Câmara Municipal de Rondonópolis.

Para o deputado, os casos de ameaças e ataques nas escolas em todo o Brasil têm causado pânico nas famílias mato-grossenses, sendo necessário, neste momento, que se crie um ambiente de segurança e paz nas nossas unidades escolares. O intuito da audiência foi promover junto dos pais, alunos e professores um debate de projetos, leis e ações concretas para garantir a integridade física e psicológica dos estudantes, famílias e profissionais das escolas.

Adonias Fernandes reforçou a importância da união entre a Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa para garantir o fim da insegurança nas unidades escolares. “A presença dos poderes legislativos estadual e municipal neste debate, junto da população de Rondonópolis, é de grande valia para que possamos ampliar as medidas de proteção nas escolas. Parabenizo o deputado Thiago pelo trabalho e vamos juntos trabalhar para ampliar o diálogo entre famílias, alunos e toda a comunidade escolar", disse o parlamentar municipal.

Segundo o estudante rondonopolitano Emanuel de Assis, do 9º ano da Escola Estadual Emanuel Pinheiro, é louvável o deputado estadual Thiago Silva trazer essa reunião aberta para discutir junto à sociedade medidas que possam tranquilizar o ambiente nas escolas. “Acredito que o grêmio e os alunos têm que fazer parte desta discussão, pois neste momento, a união de forças junto da escola, poder público e família, podem fazer a diferença para evitar os ataques nas escolas”, comentou o aluno.

A juíza da Vara da Infância, Maria das Graças, esclareceu que a audiência pública é um dos momentos, onde a população pode e deve exercer a democracia. “Debate propositivo e pontual para garantir o cuidado com as nossas crianças nas escolas. Sugiro reuniões periódicas e a participação de psicólogos e dos pais de alunos dentro das escolas, pois é preciso manter o diálogo com os professores e estudantes, fazendo o acompanhamento de perto. Nos colocamos à disposição para trabalharmos juntos políticas públicas que possam salvar vidas”, ressaltou.

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Lauro Osório, falou sobre o trabalho realizado pela instituição que tem aumentado as rondas nas escolas do estado. “Desde 2018, a PM realiza o projeto ‘Escola Segura’, onde dois policiais vistoriam, de segunda a sexta, às unidades escolares. Porém, neste momento é preciso intensificar o trabalho com o foco na proteção dos alunos, profissionais da segurança e familiares e estamos executando as rondas ostensivas nas escolas privadas e públicas”, explica.

A diretora regional de Educação (DRE) de Rondonópolis, Andreia de Oliveira, falou sobre as medidas que já estão sendo implementadas nas escolas de Rondonópolis como o botão do pânico, controle do acesso nas escolas e campanhas que promovam a paz nas unidades escolares. Ela informou que câmeras também serão instaladas dentro e nas proximidades das escolas. “Também estamos fazendo uma formação com facilitadores junto à Justiça, com o círculo de construção de paz para atuar nas escolas, oficinas sobre primeiros-socorros, além da cartilha da cultura da paz, e núcleo de mediação nas escolas, com a participação de psicólogos e assistentes sociais”, explanou.

Como encaminhamento da audiência, o deputado Thiago e o vereador Adonias irão apresentar um documento junto ao governo estadual e Prefeitura de Rondonópolis as sugestões apresentadas pela comunidade como: a ampliação das equipes multidisciplinares (psicólogos e assistentes sociais), contratação de vigilantes para a entrada das escolas, instalação de detectores de metais, chamamento de mais profissionais da segurança pública, protocolo de acesso aos prédios escolares que torna obrigatória a identificação e autorização para a entrada de visitantes nos espaços, aulas e palestras que desencorajam atos violentos e incitação ao ódio, além de reforçar o respeito entre os colegas e treinamento dos servidores escolares contra ameaças e atos violentos. Além disso, a população solicita a promoção do ensino religioso nas unidades escolares, realização de campanhas e oficinas para promover a interação entre pais, alunos e profissionais da educação, maior controle e investigação nas redes sociais referente a propagação de fake news e planos sobre ataques nas escolas.

A reunião contou com a participação de centenas de pessoas da comunidade escolar, tendo a presença de diretores, coordenadores, estudantes, líderes comunitários, representantes dos grêmios, professores, pais de alunos, e servidores públicos municipais e estaduais. Também estiveram presentes o deputado estadual Roni Magnani (PSB), vereadores Dr. Jonas (Solidariedade), Kalynka Meirelles (Republicanos), e José Felipe (PSL), presidente da OAB-Rondonópolis, Bruno de Castro, presidente da Uramb, Nilza Cerqueira, conselheiros tutelares e demais lideranças da cidade.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114