Cuiabá | MT 10/05/2024
Auto&motores
Domingo, 07 de março de 2021, 18h19

Gerenciamento de dados na era digital


.

Competência em software não é mais um 'bom ter' para OEMs: é um diferencial chave em um mercado altamente competitivo e em constante evolução. Sem escolha para a indústria automotiva a não ser se reinventar digitalmente, a arquiteta-chefe de dados Helge Silberhorn explica o que isso significa na Porsche.

O poder cada vez maior da TI e o surgimento e adoção de novas tecnologias - como aprendizado de máquina, blockchain e a Internet das coisas industrial - estão transformando rapidamente o cenário automotivo. Para se manter competitivo e ter sucesso, os fabricantes de automóveis precisam inovar e competir em várias frentes simultaneamente, incluindo tecnologia digital e serviços.

A transformação digital da Porsche
A transformação digital da Porsche começou há alguns anos e vem ganhando ritmo desde então. Em 2015, a fabricante de carros esportivos atualizou sua estratégia digital como parte doEstratégia Porsche 2025, lançando a Missão D. Seu objetivo é trazer a experiência da Porsche para o futuro digital.

“Desde então, muita coisa aconteceu e fizemos progressos significativos, como a modernização de todo o nosso cenário de dados, o desenvolvimento de uma solução central de streaming de dados e a construção de fábricas inteligentes e sustentáveis”, disse Helge Silberhorn, arquiteto-chefe de dados da Porsche. “Mesmo assim, estamos longe de terminar de evoluir. Um obstáculo é a explosão de dados, que recai na minha área de responsabilidade. Além disso, meu trabalho na Porsche é gerenciar a revolução dos dados com uma estratégia eficaz. ”

Taycan Turbo, 2021, Porsche AG
Junto com Silke Dongus-Sattler, Chefe de Estratégia de Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados, e Matthias Löffler, Líder de Dados de Negócios, Analytics e IA, Silberhorn está liderando a transformação da Porsche AG em uma empresa orientada a dados. Junto com várias partes interessadas em toda a organização, eles estão definindo os marcos no que é uma jornada de transformação digital.

Organização de dados da Porsche: aproveitando os dados como um recurso-chave
A ascensão do big data levanta uma série de questões profundas e de longo alcance para a indústria automotiva em geral, e para a Porsche em particular. “Hoje, os dados estão em toda parte. Nossos veículos, fábricas e todas as nossas outras atividades geram coleções colossais de dados dia após dia. No entanto, embora recebêssemos enormes quantidades de dados nos últimos anos, nem sempre tínhamos a solução perfeita para como eles podem ser usados, compartilhados ou distribuídos em toda a nossa organização ”, explica Silberhorn. Como resultado, silos de domínio de negócios e silos de dados - situações em que apenas uma parte de uma organização pode acessar um conjunto de dados - tiveram que ser divididos para permitir uma melhor colaboração.

“Aqui, percebemos que uma abordagem estratégica de longo prazo era necessária para obter o máximo de nossos dados e aproveitá-los como um recurso-chave. Ao longo do ano passado, elaboramos um plano estratégico para a Porsche Data Organization. ” Em seu núcleo estão três pilares:

  1. Um conjunto comum de objetivos e um roteiro alinhado para todas as análises de dados e atividades de IA
  2. Uma estrutura com métodos, práticas recomendadas e processos comuns para habilitar e acelerar a análise de dados e soluções de IA
  3. Uma cultura para entender, gerenciar e compartilhar dados em toda a empresa de maneira repetível


A estrutura da Porsche para uma empresa orientada por dados consiste em três blocos de construção principais: (i) Estratégia e Cultura de Dados, (ii) Confiança e Gerenciamento de Dados e (iii) Tecnologia e Arquitetura de TI. Um quarto bloco é sobre geração de valor. Esses assuntos são divididos em fluxos adicionais, como excelência operacional, confiança de dados e arquitetura. Essa estrutura torna a tomada de decisões mais inteligente e aumenta a produtividade.

Sridhar Mamella trabalha como gerente de plataforma para plataformas de streaming de dados na Porsche. Ele explica por que é tão importante otimizar os dados e como a ferramenta Streamzilla ajuda as equipes de produtos de engenharia da Porsche a trabalhar com mais eficiência.

Silberhorn dá um exemplo: “Em vez de limitar os dados a domínios ou departamentos de negócios específicos, agora usamos domínios de dados, que nos ajudam a evitar silos. Um domínio vincula diferentes dados, objetos de dados e fontes de dados com interesses comerciais. Isso significa que os dados são um ativo compartilhado e acessível que pertence à Porsche em geral. Este também é o primeiro princípio de nossos princípios de arquitetura. ”

Uma nova arquitetura de dados

A arquitetura Porsche foi desenvolvida para apoiar a Porsche Data Organization e consiste em três objetivos e 13 princípios. Os três objetivos gerais são:

  1. Pense além: foco no valor da empresa
  2. Desenvolva para resiliência: garanta a continuidade dos negócios
  3. Fique enxuto: otimize habilidades e recursos

Para dar uma ideia melhor dessa arquitetura, os especialistas voltam ao exemplo de “dados como um ativo compartilhado e acessível”, que é um dos princípios básicos do primeiro objetivo (“pensar além”). “Tratamos os dados como um recurso corporativo de primeira classe que é compartilhado, facilmente acessível e oferece suporte às diversas necessidades de aplicativos”, diz Silberhorn.

O objetivo dos dados é auxiliar na tomada de decisões e melhorar a experiência do cliente: informações boas e oportunas são a base para decisões corretas e oportunas. Manter e compartilhar dados de um único ambiente lógico melhora sua qualidade, eficiência de coleta e reduz custos. Além disso, dados bem documentados ajudam todos na organização a descobri-los e usá-los facilmente.

Taycan Turbo, 2021, Porsche AG
Quais são as implicações? Os dados são propriedade da Porsche em geral, representada por líderes seniores responsáveis ??pela qualidade e disponibilidade dos dados. Eles são apoiados por administradores de dados responsáveis ??pelo tratamento real dos dados e gerenciadores de domínio de dados para o alinhamento geral. Os dados devem ser definidos de forma consistente nas organizações: aderindo aos padrões de formatos e acesso, as políticas comuns garantem a segurança apropriada. A Porsche leva o consentimento dos clientes para o uso de dados, segurança de dados e conformidade muito a sério e tem muitos recursos de segurança robustos no local.

Trazendo a experiência da Porsche para o futuro digital
“Embora nossa jornada de transformação digital tenha apenas começado, a Porsche já é um jogador ativo”, enfatiza Silberhorn. “Ao abrir nossas atividades além do carro, estamos deixando de ser uma empresa automotiva tradicional para nos tornarmos um jogador de tecnologia automotiva baseado em dados e software.” 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114