Cuiabá | MT 09/05/2024
Auto&motores
Domingo, 07 de março de 2021, 23h39

Duas vidas, uma paixão: a linha perfeita


.

O designer-chefe da Porsche, Michael Mauer, e a lenda do esqui Aksel Lund Svindal partiram em busca da linha perfeita. Uma conversa sobre coragem, inspiração e paixão.

Um lápis desenha linhas finas em uma folha de papel branco; o suave arranhar do grafite é o único som a ser ouvido. Chh, chh, chh. O homem segurando o lápis está sentado à mesa do café da manhã em um hotel em St. Moritz, no alto dos Alpes Engadinos, na Suíça. Usando uma expressão focada, ele parece completamente absorto: um designer em seu elemento.

Quase ao mesmo tempo, a apenas alguns quilômetros de distância, o sol da manhã lança longas sombras sobre uma pista de esqui ainda congelada. O som que se aproxima não é diferente do do lápis, embora neste caso as linhas sejam um pouco mais longas: chhhh, chhhh. Um homem em um traje de corrida roxo desce as encostas antes de desaparecer como um pequeno ponto no topo da próxima colina. Desta vez, é um esquiador em declive em seu elemento.

Os dois homens têm algo em comum: ambos estão constantemente em busca da linha perfeita. O esquiador Aksel Lund Svindal conquistou quase tudo que qualquer um poderia realizar no esqui alpino: duas medalhas de ouro olímpicas e cinco títulos de campeonatos mundiais. Longe das pistas, ele é apaixonado por carros esportivos desde criança.

Michael Mauer alcançou sucesso semelhante no setor automotivo. Junto com sua equipe, ele é responsável pelo design de uma das principais marcas de automóveis do mundo. Com o Taycan, a Porsche recentemente deu um vislumbre da mobilidade elétrica do futuro. Mauer é um esquiador ávido desde a infância e até trabalhou como instrutor antes de estudar design automotivo.

Criatividade graças aos esportes alpinos
“Eu acredito que você tem que dar ao seu cérebro algum tempo regularmente e dar a si mesmo a chance de pensar em algo completamente diferente”, diz Michael Mauer, enquanto grossos flocos de neve começam a fazer piruetas do lado de fora. “No meu caso, aumenta a minha criatividade. Depois de um dia nas montanhas, sinto-me mais inspirado no meu dia-a-dia. Isso libera a mente. ”

Para Mauer, os esportes alpinos têm mais a ver com criatividade do que muitos podem imaginar. “Esquiar requer qualidades nas pessoas que são benéficas em todos os lugares.” Svindal, que se juntou a seu amigo, quer saber o que são. Mauer responde: “Quando você está no topo, não há uma imagem finalizada. Todo mundo tem que encontrar sua própria linha. ”

Aksel Lund Svindal, embaixador da marca Porsche, lr, 2021, Porsche AG
Essa abordagem é fundamental para designers em particular: “A forma é a expressão máxima de uma marca em um produto”, diz Mauer, ao descrever a dramática proporção entre altura e largura de um Porsche e falar sobre sua postura corporal. “No final das contas, as superfícies curvas precisam criar algo como alta tensão no visualizador.”

Michael Mauer, designer-chefe da Porsche, Aksel Lund Svindal, Embaixador da marca Porsche, lr, 2021, Porsche AG
Svindal compara essa concentração em uma única linha com as corridas em que participou durante sua carreira: “Você só tem cerca de 90 segundos de tempo de corrida em média - e como um corredor de downhill você não tem um carro de corrida para protegê-lo em 140 km / h. Então você tem que saber cada centímetro da pista em sua cabeça. ” Além de suas próprias ações, ele explica, existem todos os tipos de variáveis: “Vento, clima, superfície, condições de visibilidade - esses fatores são sempre diferentes”.

A corrida perfeita como a linha perfeita
Segundo Svindal, o objetivo é conseguir a corrida perfeita nas condições dadas. “Esta também é uma linha perfeita - na verdade, é um processo de otimização sem fim.” É aqui que o norueguês tira a sua motivação: “Um bom piloto obtém satisfação ao chegar perto do ideal - o que obviamente ninguém consegue alcançar. Mesmo se você vencer, você sabe que cometeu erros. ”

Enquanto o incentivo do designer é criar conceitos completamente novos, Aksel Lund Svindal se tornou um empresário de sucesso: ele é sócio em várias start-ups e administra um hotel de luxo de sucesso na Noruega. Ele já experimentou uma derrota? Somente aqueles que nunca estão completamente satisfeitos têm sucesso, diz Svindal. “Algo sempre pode dar errado. Se você nunca realmente tentar, nunca terminará competindo pela vitória. Se você deu tudo de si e perde, a derrota dói, mas você vê onde realmente está. ”

No esporte, como na vida cotidiana, o que você precisa acima de tudo é paixão. Isso é algo em que esses dois profissionais - esquiador e designer - acreditam firmemente. Svindal: “Como ex-profissional, tive o privilégio de conhecer todos os tipos de pessoas de diferentes setores da economia. Eles me inspiraram a iniciar minha segunda carreira porque eles próprios estavam no mercado com a mesma paixão. ”

Mauer concorda com ele: “Você nunca deve parar de querer aprender e se desenvolver”. Isso ajuda você a se concentrar no futuro, acrescenta. “Nosso objetivo com o Taycan era alcançar o que o Porsche 911 fez em 1963: queríamos criar um ícone que enviasse um sinal poderoso. Idealmente, não apenas para a Porsche, mas universalmente. Não o teremos alcançado até que o Taycan se torne sinônimo de direção elétrica esportiva. ”

Do lado de fora do hotel, tendo como pano de fundo as montanhas Piz Rosatsch e Piz Surlej à direita, e Piz Vadret e Piz Muragl à esquerda, os dois homens entram em um Porsche Taycan branco, seus esquis carregados no porta-malas. Quase silenciosamente, o salão de esportes elétricos desliza ao longo de estradas sinuosas em direção ao seu destino - um estacionamento perto de uma pista de esqui. É hora de os dois amigos trocarem notas nas pistas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114