Cuiabá | MT 10/05/2024
Auto&motores
Domingo, 28 de março de 2021, 07h38

Manthey-Racing avança de equipe de automobilismo para parceira


.

Em 2013, Manthey fundiu sua empresa com a Raeder Automotive GmbH. Naquele mesmo ano, a Porsche AG consolidou a colaboração bem-sucedida com uma participação majoritária de 51 por cento e desde então vem expandindo sistematicamente a cooperação. Sob a gestão dos coproprietários Nicolas e Martin Raeder, a Manthey-Racing GmbH agora emprega cerca de 200 pessoas. Entre outras atividades, eles foram responsáveis ??por dirigir o Porsche 911 RSR da equipe de fábrica no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC), bem como o 911 GT3 R “Grello” na Nürburgring Endurance Series (NLS) e no 24- corridas de uma hora no circuito histórico na região Eifel da Alemanha.

Conseguimos muito no automobilismo juntos, ganhamos muitas corridas e títulos”, disse Fritz Enzinger, vice-presidente da Porsche Motorsport. “O entusiasmo e profissionalismo da equipe Meuspath forneceram a base para isso. As duas empresas são estreitamente afiliadas desde 2013 e expandiram sua cooperação para incluir muitas outras áreas de negócios. Por isso, eu gostaria de expressar minha gratidão e felicitar a empresa Manthey em seu 25 º aniversário!”

“Quando fundei a Manthey-Racing em 1996, não conseguia imaginar como a empresa iria crescer. Graças ao enorme empenho de todos os envolvidos e à dedicação à precisão, que é o que conta no automobilismo, conseguimos convencer a Porsche da nossa competência. Hoje, o fabricante de carros esportivos detém até a participação majoritária da Manthey-Racing e isso me deixa orgulhoso ”, enfatiza Olaf Manthey. “A decisão de colocar o negócio nas mãos de Nicki e Martin Raeder em 2013 também se revelou acertada: eles continuarão a administrar a empresa da mesma forma que eu pretendia - profissional, mas com os pés no chão e com coração e alma. Estou ansioso para poder apoiar ativamente o desenvolvimento da Manthey-Racing nos bastidores também no futuro. ”

Reputação positiva de Olaf Manthey
Mesmo antes de Olaf Manthey estabelecer sua equipe, o nome Manthey gozava de uma reputação muito positiva no automobilismo. Além de seu bigode característico de guidão, o piloto de corrida era conhecido principalmente por seu estilo de corrida lateral destemido e muitas vezes espetacular em corridas de carros de turismo. Em 1990, com a idade de 35 anos, o talentoso técnico assumiu o volante de um 911 piloto pela primeira vez. Seu amor pelo desafiador carro esportivo com motor traseiro floresceu: na mesma temporada, ele se tornou o primeiro campeão da história da Copa Porsche Carrera. Foi o primeiro e único título na ativa carreira do bicampeão DTM.

Em 1996, depois de vencer 22 corridas no campeonato de longa distância em Nürburgring, Manthey realizou um sonho de longa data e enfrentou a Porsche Supercup com seu time de corrida recém-fundado. Em seu primeiro ano, a equipe incipiente conquistou o quarto lugar na classificação por equipes na corrida do campeonato como apoio aos eventos de Fórmula 1. 1997 marcou o início de uma seqüência de vitórias - sem paralelo na série de copas únicas até hoje: Manthey e o holandês Patrick Huisman venceram as classificações de piloto e equipe na Supertaça quatro vezes consecutivas. Isso marcou o início de uma história de sucesso notável.

Notável história de sucesso da Manthey-Racings
Em 1999, a Manthey-Racing fez sua estreia nas 24 Horas de Le Mans com uma geração 996 Porsche 911 GT3 R e prontamente venceu a classe GT. Um ano depois, o esquadrão mudou de Rheinbreitbach para Meuspath perto de Nürburgring. Não demorou muito para que o fabricante de carros esportivos e o equipamento de corrida se aproximassem ainda mais: em 2006, a Porsche Motorsport entregou as operações da UPS Porsche Junior Team para a Manthey-Racing. Na mesma temporada, a equipe da Eifel apresentou o novo Porsche 911 GT3 RSR pela primeira vez com a Porsche Motorsport. Com sucesso: o início da corrida de 24 horas em Spa-Francorchamps levou direto à vitória na classe.

Nesse ínterim, Manthey estabeleceu a meta de vencer a corrida de 24 horas em casa. Eles erraram por pouco três vezes, mas a descoberta veio em 2006 com um 911 GT3-MR pintado de amarelo e verde. E novamente em 2007, 2008 e 2009 com “der Dicke” 911 GT3 RSR. Em 2010, eles chegaram perto de causar outra sensação: o 911 GT3 R Hybrid, campanha da Manthey para a Porsche Motorsport, liderou a corrida de 24 horas em um longo trecho apenas para retirar-se pouco antes da bandeira com uma mola de válvula quebrada. Em 2011, a Manthey-Racing permaneceu novamente invicta no clássico de Nordschleife.

.

Para todas as cinco vitórias, o ex-Porsche Junior e atual embaixador da marca, Timo Bernhard, fez parte da tripulação, quatro vezes com Marcel Tiemann, bem como os eventuais vencedores de Le Mans, Marc Lieb e Romain Dumas, dividindo as funções de direção. Em 2018, a vitória número seis foi para um 911 GT3 R amarelo brilhante, que os fãs apelidaram carinhosamente de “Grello”. Até o momento, nenhuma outra equipe foi mais bem-sucedida nesta corrida.

Apoio da Manthey-Racing nas saídas de fábrica da GT
A Manthey-Racing tem apoiado as saídas de fábrica do GT da Porsche no Campeonato Mundial de Endurance desde 2013 e garantiu outra vitória na classe em Le Mans no ano de estreia do 911 RSR. Em 2015, a parceria conquistou todos os títulos mundiais na categoria GTE-Pro - bem como na “super temporada” 2018/2019, incluindo uma terceira vitória em Le Mans como parte de uma dobradinha.

Hoje, a Manthey-Racing é uma empresa em expansão com quatro áreas de negócios. O espectro varia de campanhas de automobilismo para a Porsche no WEC e em Nürburgring-Nordschleife a eventos para a Porsche Racing Experience da Manthey-Racing e o Porsche Service Center em Meuspath até o fornecimento de suporte mundial para equipes de clientes.

O desenvolvimento de pacotes “MR”
Além disso, a empresa tem seus próprios projetos, como o Cayman GT4 Trophy da Manthey-Racing na Nürburgring Endurance Series (NLS), bem como o desenvolvimento de pacotes “MR” para Porsche GT de corrida e modelos de produção em série. O 911 GT2 RS é um dos carros esportivos legais mais espetaculares para o qual a Manthey-Racing criou um kit de desempenho especial. Com o piloto de testes Lars Kern ao volante, em outubro de 2018, a versão MR superou o Nordschleife em um tempo de 6: 40,3 minutos. A Manthey-Racing agora oferece o pacote MR para muitos dos modelos GT da Porsche.

“Continuamos com a filosofia de Olaf Manthey após a fusão de nossas duas empresas, porque combinava com nosso pensamento na Raeder Motorsport”, afirma Nicolas Raeder, diretor administrativo e co-proprietário da Manthey-Racing. “Com a Porsche como parceira e acionista, nossa empresa evoluiu em um ritmo empolgante.

E queremos continuar a crescer no futuro e a desenvolver o know-how que adquirimos no desporto motorizado - prestando serviços a condutores privados, em eventos ou no desenvolvimento de automóveis desportivos de corrida e de estrada. Com nossos funcionários dedicados, mal podemos esperar para enfrentar os próximos 25 anos na emocionante história da Manthey-Racing. ”  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114