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Auto&motores
Segunda, 10 de maio de 2021, 07h59

Städter: ?Queremos fazer a coisa certa junto com nossos fornecedores?


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Em uma entrevista, Uwe-Karsten Städter, membro do Conselho Executivo responsável por Compras, fala sobre os problemas atuais de fornecimento com semicondutores, cadeias de fornecimento frágeis e as consequências da tecnologia voltada para o futuro para as compras.

Ouvimos falar de problemas com o fornecimento de semicondutores há semanas. Os fabricantes de automóveis estão entre os mais afetados por isso. Qual é a situação atual da cadeia de suprimentos da Porsche?

Uwe-Karsten Städter: Toda a indústria é afetada pela escassez de semicondutores. É uma situação difícil para todos. Na Porsche, otimizamos e gerenciamos o planejamento da produção de nossos modelos de veículos, de modo que até agora temos um desempenho leve.

Uma série de eventos ocorreram nas últimas semanas e meses que estão causando danos consideráveis ??à economia ...

Städter: Certamente. Tudo começou com a pandemia de coronavírus e, em seguida, veio a escassez de semicondutores. Além disso, várias fábricas de semicondutores foram forçadas a interromper a produção devido a falhas de energia e incêndios. Então, um navio no Canal de Suez bloqueou a rota de frete marítimo entre a Ásia e a Europa. Também há falta de água em Taiwan devido à pior seca em mais de 50 anos - e a água é importante para a indústria de cavacos. Os problemas de entrega podem piorar. Os fabricantes de chips taiwaneses são responsáveis ??por quase dois terços da produção global de semicondutores e já estão trabalhando a todo vapor. Nunca experimentei tal combinação de eventos em toda a minha carreira de 47 anos.

Você tem fornecedores alternativos na Europa para componentes ausentes da Ásia - além dos semicondutores?

Städter: A Porsche é um fabricante premium. Geralmente trabalhamos em conjunto com fornecedores estabelecidos e altamente especializados. Existem componentes envolvidos aqui com a proteção do modelo de utilidade, que também desenvolvemos em conjunto com os fornecedores. Eles são baseados em especificações complexas que foram verificadas em detalhes por nossos departamentos de Desenvolvimento Técnico e Garantia de Qualidade. Não podemos simplesmente dar meia-volta e pedir essas peças de outro fornecedor. Atribuímos grande valor às parcerias de longo prazo. Não deixamos nossos fornecedores sozinhos em uma crise.

“Não vamos deixar um parceiro preso na crise”
Uwe-Karsten Städter fala sobre o impacto da mobilidade elétrica na cadeia de suprimentos da Porsche e a situação crítica enfrentada por muitos fornecedores durante a crise do coronavírus.

Os eventos em geral mostram como essas cadeias de suprimentos globais são frágeis. A cadeia de suprimentos mudará no futuro? As consequências disso serão um afastamento da globalização e uma mudança de volta para mais sourcing local? Ou quais consequências você espera?

Städter: Não é possível retroceder a globalização. É claro que todos se beneficiam do comércio global. Mais produção local não é uma cura geral. Um exemplo: temos um único fornecedor de origem na Itália. Durante a pandemia do coronavírus, esse parceiro teve que interromper a produção sob ordens do governo. Algo semelhante também pode acontecer com um fornecedor que está virando a esquina se ocorrerem gargalos no fornecimento devido a uma pandemia ou outros motivos. Posto isto, espero ver mudanças a médio prazo. Isso ocorre porque há uma tendência política crescente de isolamento - e o protecionismo nacional está aumentando ao mesmo tempo. Nesse cenário, é possível que algumas empresas aproximem a cadeia de suprimentos da produção.

Em julho de 2019, a Porsche introduziu oficialmente um critério de vinculação adicional no processo de concessão de pedidos com seu Rating de Sustentabilidade.

Städter: Há muito tempo temos levado em consideração as considerações de sustentabilidade no processo de concessão de pedidos. Com o Rating de Sustentabilidade ou S-Rating, verificamos e avaliamos todos os fornecedores que fazem negócios conosco no que diz respeito à sustentabilidade. Aplicamos nossa política com muito rigor: se um fornecedor não atender aos critérios de sustentabilidade, nós o excluímos do processo de premiação. Também introduzimos um requisito na Porsche de que um fornecedor em potencial deve demonstrar os objetivos que está perseguindo em relação à proteção climática. Perguntamos detalhadamente sobre os investimentos em projetos ambientais ou se é utilizada eletricidade verde, por exemplo. Trata-se de fazer a coisa certa junto com nossos fornecedores.

Você também tem trabalhado recentemente com uma start-up para a S-Rating - poderia nos explicar o que está fazendo exatamente lá?

Städter: Desde o outono do ano passado, usamos inteligência artificial para tornar a cadeia de suprimentos mais transparente. Isso nos permite realizar uma análise melhor de regiões críticas de matérias-primas em particular e, assim, descobrir os riscos potenciais de sustentabilidade mais rapidamente. A base para isso é um algoritmo inteligente desenvolvido pela startup austríaca Prewave. Usando essa tecnologia, as notícias relacionadas ao fornecedor são identificadas e avaliadas na mídia disponível ao público e nas redes sociais em mais de 50 idiomas e em mais de 150 países. Se observarmos qualquer sinal de risco na cadeia de abastecimento, verificamos o problema diretamente e iniciamos as contra-medidas necessárias.

A Porsche planeja eletrificar metade de seus veículos até 2025. Isso requer fornecedores novos e fortes. Como uma empresa compradora, como você lida com uma situação em que não é mais o parceiro dominante?

Städter: A Porsche faz tanto sucesso porque a empresa está sempre mudando. Também estamos fazendo isso para eletrificação - pensamos em termos de oportunidades. Entramos em um novo território na Porsche com nossos grupos motopropulsores elétricos. Essa combinação de novos componentes e fornecedores foi um grande desafio. E às vezes acontece que nem tudo funciona bem desde o início. Os bons links de rede que os compradores têm com o departamento de Desenvolvimento Técnico foram importantes aqui: eles trabalham em estreita colaboração com as linhas de produtos e o departamento de Garantia de Qualidade. Isso ajudou todos os envolvidos a penetrar rapidamente nas novas tecnologias. Em seguida, iniciamos um diálogo intensivo com os fornecedores. Isso funcionou muito bem. Você pode ver isso no Taycan, nosso primeiro carro esportivo totalmente elétrico. Trabalhamos nisso de todo o coração e este compromisso valeu a pena: no ano passado, entregamos 20.000 veículos a clientes.

Como está a situação dos treinamentos na Porsche?

Städter: Treinamos nossos funcionários como parte de um processo contínuo. Isso começa no primeiro dia de trabalho e continua ao longo de toda a carreira com programas personalizados. Para mim, compras significa alcançar crescimento com criação de valor. Isso só pode ser alcançado com pessoas altamente qualificadas que trabalham continuamente em suas habilidades e auto-aperfeiçoamento. Nossas pesquisas internas com funcionários mostram que nosso programa é bem recebido. O departamento de compras da Porsche alcançou resultados notáveis ??por muitos anos: mais de 90 por cento dos funcionários dizem que estão muito satisfeitos com seus empregos.

Junto com a Siemens Energy e uma série de outras empresas internacionais, a Porsche AG está desenvolvendo e realizando um projeto piloto no Chile que fornecerá a primeira planta integrada e comercial em grande escala do mundo para a fabricação de combustíveis sintéticos neutros em carbono (e-fuels ) Qual foi o papel do Procurement neste projeto?

Städter:Este projeto foi iniciado conjuntamente por meu colega Michael Steiner [Membro do Conselho Executivo responsável por Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche] e por mim. O departamento de Desenvolvimento impulsionou a parte técnica relativa aos combustíveis renováveis, enquanto a minha equipa ficou responsável pela procura de parceiros e questões contratuais. Coordenamos nossas atividades continuamente por meio de um grupo gestor. Os combustíveis eletrônicos são algo que está muito próximo de nosso coração como empresa. Aqui nos vemos como pioneiros: obteremos 130.000 litros do Chile no próximo ano, que depois testaremos em carros de corrida na Supertaça Porsche. Olhando para o futuro, também queremos usar e-fuels em nossa frota de veículos existente no futuro - como em nosso icônico 911, por exemplo. Isso sempre terá um motor de combustão.

A Porsche e um grupo de empresas internacionais estão desenvolvendo e implementando um projeto piloto no Chile.

Você teve uma carreira de sonho em compras. Que dica você pode dar aos jovens que desejam alcançar algo semelhante?

Städter: Você precisa de paixão. Uma carreira não funciona sem paixão. Outro conselho: aceite desafios, pois eles fazem parte da vida das compras. Veja as oportunidades que eles oferecem. É por isso que compras são como uma vocação para mim. Quem não gosta disso deve ficar claro. Digo a todos os que trabalham para nós que eles devem ser apaixonados pelo que estão fazendo e fazer isso com o coração e a alma - e ao mesmo tempo tratar as pessoas com decência e respeito. Esta é a única maneira de alcançar o resultado ideal a longo prazo. A tarefa de aquisição também mudou ao longo dos anos: os compradores agora são parceiros de criação de valor. Contribuímos com nosso know-how em todas as áreas da empresa. Isso torna o trabalho tão variado - um bom comprador pode fazer um longo caminho. 




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