Cuiabá | MT 28/04/2024
Interior de MT
Quinta, 01 de julho de 2010, 12h35
Instabilidade

Briga entre professor de 53 e aluno de 13 anos será acompanhada pelo CREAS em Jaciara


PlantãoNews
Da Redação/Cuiabá
 
Um incidente ontem pela manhã envolvendo um aluno da 5ª série de 13 anos e um professor de 53,
Direção da escola, em Jaciara, tomou medidas após briga entre aluno e professor.
na Escola Estadual Francisco de Assis, em Jaciara, mobilizou a comunidade escolar da cidade localizada a 146 km ao sul de Cuiabá-MT. A direção da escola informou que já está tomando as providências. O professor foi liberado de dar aulas e o aluno transferido de sala, mas mantém presença para não prejudicar o conteúdo escolar.

Segundo informações obtidas pelo Plantão News, o aluno foi repreendido na sala de aula pelo professor. Levado para a diretoria, os ânimos se exaltaram e houve agressão das duas partes. O menor desmaiou e o professor teria passado mal.

A diretora da instituição, Evanilda Juker, informou que ontem mesmo foi acionado o CREAS e as informações levantadas pela assistente Suzana. Também convocaram o Conselho Escolar e a Assessoria Pedagógica que através da assessora Marilei vai dar andamento nos procedimentos administrativos.

A informação passada a reportagem é de que  a discussão teve início na sala de aula e que teria havido na sala da diretoria luta corporal entre o professor e o aluno, cujos nomes serão preservados por decisão da editoria do Plantão News. A diretora ressaltou que o professor não houve agressão por parte do professor e ele apenas tentou conter a atitude do aluno que agia de forma violenta. Avaliou que o aluno tem comportamento incompatível na sala de aula, motivo gerador do problema. Contudo, cautelosa, Evanilda disse também que o professor não é capacitado para atender alunos nesta faixa de idade e sim para a clientela de segundo grau, mas estava dando aula para atender a demanda de estudantes.

A diretora relatou que a sobrecarga de trabalho do professor pode ter contribuído com o quadro, o qual está bastante abalado após o incidente. “O professor está em fase de aposentadoria e essa situação nos surpreendeu” – destacou. A escola funciona há 50 anos e é mantida por freiras de uma instituição católica e assegura Evanilda que nenhum fato semelhante tenha ocorrido na escola.

“Estamos tratando administrativamente a questão, mas também vamos fazer uma reflexão humana e buscar uma solução equilibrada para ambos os lados”, disse Evanilda salientando que o menor terá acompanhamento psicológico e que o pai tem consentimento das decisões tomadas pela escola e as ações do CREAS.

Serviço:

O que é CREAS ?- O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS é uma unidade pública estatal responsável pelo atendimento às famílias e aos indivíduos com seus direitos violados, mas que ainda estejam com os vínculos familiares, mesmo tênues, e que se encontrem em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de violência física, sexual, psicológica, exploração sexual, negligência, uso de drogas e trabalho infantil, entre outros.

Objetivo

Instrumentalizar para superação de adversidades por meio de ações psicossociais e jurídicas, de resgate da autoestima e fortalecimento do convívio familiar e comunitário

Proteger as vitimas de violência, sejam crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e idosos.

Serviços e Ações

- Realiza serviços sistemáticos de orientação e acompanhamento psicossocial e jurídico às famílias e ao conjunto dos seus membros, com seus direitos violados.
- Realiza atividades que desenvolvam o fortalecimento dos vínculos familiares, as potencialidades e habilidades do conjunto dos seus membros.
- Identifica e aborda as pessoas em situação de risco social e com direitos violados, por meio da busca ativa.
- Mobiliza e articula com as instituições que executam atividades com crianças, adolescentes e famílias nas áreas de abrangência dos CREAS.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114