Cuiabá | MT 30/04/2024
Nilson Leitão
6981a413fd051b29fc22ba1062018daf
Domingo, 05 de junho de 2011, 16h41

Orgulho de ser PSDB

Assumi no final de abril a presidência do diretório estadual do PSDB, em Mato Grosso, partido ao qual eu sou filiado desde o início da minha trajetória política, ainda garoto em Sinop, em meados da década de 90.

 

Em 1995, um ano antes de me eleger pela primeira vez vereador daquela cidade, não poderia imaginar que um dia seria responsável pela estruturação da sigla que naquele ano tinha o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e o governador do Estado, Dante de Oliveira, dois dos maiores líderes do nosso país, em toda a história.

 

Fernando Henrique Cardoso foi de fato o primeiro presidente que estabeleceu a paz no Brasil após a ditadura militar. Ainda como ministro da Fazenda, em 1993, ele anunciou o Plano Real, estabilizando a nossa economia depois de décadas de inflações e juros altíssimos.

 

Neste ano, por exemplo, comemoramos 10 anos da privatização da telefonia no país, muito criticado pela oposição na época, mas com a coragem do ex-presidente, hoje temos mais celulares do que pessoas no Brasil.

 

Mas, mais importante do que tudo isso, Fernando Henrique Cardoso restabeleceu a ordem eleitoral no país, sendo o primeiro civil eleito pelo voto direto que conseguiu terminar o mandato de presidente desde Juscelino Kubitschek e até, aquele momento, o segundo presidente brasileiro que governou por mais tempo, depois de Getúlio Vargas.

 

Tudo isso foi conquistado graças à luta de milhares de brasileiros pela redemocratização brasileira. Um deles, em especial, revolucionou este país e enche os mato-grossenses de orgulho: Dante Martins de Oliveira.

 

Em 1983 ele apresentou a emenda que restabelecia as eleições diretas no país, e essa iniciativa, apesar de derrotada dentro do Congresso Nacional, ganhou repercussão por ter sido a primeira a não ficar restrita apenas aos políticos e ter ganhado as ruas em um momento crucial do processo de redemocratização.

 

A emenda Dante de Oliveira, como passou a ser chamada, foi tão importante, que uma pesquisa Ibope foi encomendada e apontou que 84% dos brasileiros a apoiavam na época. Hoje, nos livros de História em todo o país, a emenda Dante de Oliveira é ensinada a seus filhos.

 

Como se vê, a história de um dos momentos mais importantes do nosso país, se confunde com o PSDB tanto em âmbito nacional quanto em âmbito estadual. E isso, daqui para a frente, será ressaltado pela cúpula tucana em Mato Grosso.

 

Vou relembrar a história do PSDB, que nunca pode ser esquecida. Hoje temos a cada ano, novos partidos sendo montados, com políticos que antes eram adversários, e do dia para a noite, viram colegas partidários, em busca de novos cargos no Governo Federal e no Governo Estadual.

 

O PSDB não é assim, deve ser respeitado por tudo o que fez para o Brasil e para Mato Grosso. E àqueles tucanos que ficaram os últimos anos “escondidos” em suas casas, sem fazer política construtiva para nosso Estado, eu convido neste artigo a se juntar com a gente, para ajudar a transformar Mato Grosso neste novo momento.

 

Iremos fiscalizar nos próximos anos, todas as promessas de campanha não cumpridas pelo governador, depois de muitos anos, o Executivo saberá que terá uma oposição aqui no Estado.

 

Nesta nova fase do PSDB em Mato Grosso, seremos fiscalizadores do povo, pois nós não queremos cargos, queremos mais respeito por você! Que Deus nos ilumine neste novo momento.

Nilson Leitão é ex-prefeito de Sinop e atual presidente do diretório estadual do PSDB
MAIS COLUNAS DE: Nilson Leitão

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114