Cuiabá | MT 26/04/2024
Wilson Carlos Fuá
22dc92c2801d0e33f89a70a50e2c04c1
Sexta, 30 de maio de 2014, 06h40

Andar em círculos

Levar a vida enquadrada e limitada em hábitos pré-estabelecidos e quando passamos repetir exageradamente essas frases: não tenho tempo para nada ou hoje não posso. É a senha que já transformamos em escravos das tarefas e totalmente consumidos pelas rotinas, porque já não sabemos desligar dos problemas nem nos momentos de lazer, porque preferimos manter conectados aos afazeres permanentemente.

Vivemos de questionamentos constantes: porque acreditar nas regras de que ninguém vive apenas de sonhos; porque a materialização dos sonhos é concepção de projetos possíveis; porque ao não realizá-los impõe-nos vazios; porque acreditamos que a vida nos oferece infinitas ferramentas intelectuais para concretizar os sonhos impossíveis; porque sem o desejo de assumir as evoluções faz-nos andar em círculo, por isso, não devemos nos isolar, a não ser pela necessidade de meditar, pois é importante dar um salto no prazer de viver.

Ao entender que cada momento na sua vida é único, passamos respeitar a grandeza e os mistérios que as vezes nos apresentam com certos transtornos. Momentos de felicidade são escassos, para viver essa sensação de prazer, é necessário ter a finura de vivê-los completamente, sentindo seu encanto e a sua magia, pois nada permanece igual para sempre, vivemos sucessivas evoluções, pois viver é aprender, mas acima de tudo, temos que nos deixar contagiar pela emoção que é o combustível do prazer em amar.

A maioria das pessoas não conseguem ter um momento sequer com elas mesmas, vivem para o mundo e esquecem da particularidade da sua própria vida. Passamos inventando desculpas emocionais para enganar aquela parte da mente que necessita de equilíbrio. Alguns sentem a necessidade de parecer ilimitado, o que é puramente emocional, mas há momentos na vida que temos “adultalizar” as ações e racionalizar os fatos ou desprezar alguns projetos impossíveis para não se arrepender de tudo que fez, por isso, devemos estar sempre com o humor estável e com as metas bem estabelecidas.

A tentativa de enganar a nós mesmo, faz com que deixemos de ser racional, e passamos a ser perseguido pelos fatos, é nesse momento que aparecem os desequilíbrios mentais e emocionais, porque a vida precisa de equilíbrio. Ninguém está livre das surpresas agradáveis ou desagradáveis, porque fazem parte do estágio da vida daqueles que ousam dar o primeiro passo e não desistem diante do primeiro obstáculo, pequenos problemas podem causar impacto emocional muito grande e uma pequena ofensa pode estragar o dia ou uma semana, depende de como as pessoas administram mal ou bem as críticas ou as rejeições sociais, o importante é estar preparado para navegar pelo mundo das emoções, sem perder o sentido da vida e o prazer de viver.

Apesar de todos os cuidados às vezes é importante deixar a vida nos surpreender e a extrapolar pequenos limites, desde que saiba se transformar num agente modificador da sua própria história e não seja a personagem vitimada por alguns momentos errados, pois quando a necessidade emocional não é atendida, a qualidade de vida emocional é prejudicada.

Economista, especialista em Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas. Fale com o Autor: wilsonfua@gmail.com
MAIS COLUNAS DE: Wilson Carlos Fuá

» ver todas

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114