Cuiabá | MT 29/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 09 de junho de 2014, 14h43

Festival de Cururu e Siriri fará homenagem a seleção


Vai começar o que todos os envolvidos esperam que seja o maior Festival de Cururu e Siriri. A 12° edição do evento, que este ano ocorre em junho, entre os dias 12 e 19, dentro da programação feita para Copa do Mundo FIFA em Cuiabá. A abertura ocorre no dia de início da Copa do Mundo 2014, na Arena Cultural, às 22h, e fará uma homenagem à Seleção Brasileira.

O lançamento oficial foi realizado na noite de sexta-feira (06), no Centro Cultural da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, e contou com muita alegria, fé e dança.

“Estamos pedindo benção à nossa comunidade e para o rio Cuiabá para que possamos mostrar essa cultura que e feita de fé e muita tradição”, disse a presidente da Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri, Terezinha Quilombola.

O secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, destacou o trabalho e empenho dos cururueiros e siririeiros em cultivar as tradições. “Vocês são guerreiros da nossa cultura, a luta de todos os envolvidos nesse evento nos ensina o que é ter amor por uma tradição. Esse deve ser o maior Festival de todos os tempos, com lindas apresentações do que talvez seja a nossa maior cultura de raiz”, disse ele.

No total três mil pessoas vão participar das apresentações no Festival de Cururu e Siriri, divididos em 13 grupos adultos, quatro especiais, cinco infantis e mais quatro grupos de Cururu. Os grupos são de Cuiabá, Barra do Bugres, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.

A expectativa de público, segundo o secretário municipal de Cultura, é de 8 a 10 mil pessoas. Ele frisa que a Arena Cultural será um espaço com programação especialmente preparada para a sociedade cuiabana e também par aos turistas.

“Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a nossa cultura e provar a nossa gastronomia. Nosso coração bate mais forte porque estamos conseguindo romper barreiras por meio das nossas tradições”, também Terezinha Quilombola.

A realização da 12° do Festival de Cururu e Siriri é uma parceria da Prefeitura de Cuiabá com a Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri e Secretaria do Estado de Cultura.

A cerimônia de lançamento foi prestigiada por toda comunidade São Gonçalo Beira Rio, representantes da Prefeitura de Cuiabá, do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa. Após o encerramento foi servido comida típica cuiabana: Maria Isabel, feijão empamonado e farofa de banana. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114