Cuiabá | MT 30/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 09 de junho de 2014, 16h06

Exposição 'Chile-Brasil. Unidos por el Fútbol' resgata memórias da Copa de 1962


Em 30 de maio de 1962, no Estádio Nacional de Santiago, foi dado início ao VII Campeonato Mundial de Futebol. O encontro, no qual o Brasil saiu vencedor, é desde então um marco indiscutível não só no âmbito futebolístico, como também na história social do Chile. Não era o país mais preparado, em termos de infraestrutura, para realizar um evento tão grandioso, e além do mais, um par de anos antes, foi golpeado por um dos mais inclementes terremotos já registrados pela humanidade. Contudo, o entusiasmo da torcida e a adequada atuação das autoridades, permitiram desenvolver, nas cidades de Santiago, Viña del Mar, Arica e Rancagua, um espetáculo esportivo que deixou uma marca inesquecível para os chilenos.

E a exposição intitulada “Chile-Brasil. Unidos por el Fútbol”, que pode ser conferida de 9 a 14 de junho, no Piso 1 do Pantanal Shopping, resgata parte dessa memória, através das fotografias que os repórteres da época nos brindaram, e que hoje fazem parte das mais valiosas coleções do jornal “El Mercurio”, da Biblioteca Nacional e da Corporação Gol Iluminado, que são presididos por Elias Figueroa.

As imagens buscam refletir o espírito das seleções chilena e brasileira no Mundial de 1962, simbolizando com ele os laços de confraternização que unem ambos os países, além do esporte.

A figura de Elias Figueroa é somada a este registro, por encarnar fielmente aquela irmandade chileno brasileira. Considerado um ídolo em ambas as nações e um dos melhores futebolistas chilenos de todos os tempos, “Don Elías”, como é conhecido massivamente, integrou as filas do Internacional de Porto Alegre e representou seu país, o Chile, nos mundiais da Inglaterra 1966, Alemanha 1974 e Espanha 1982.

Este registro histórico, junto a outras atividades organizadas pelo Ministério de Relações Exteriores – através de sua Direção de Assuntos Culturais (DIRAC) – e a colaboração da “Fundación Imagen de Chile”, constituem o marco cultural que acompanha o plantel chileno em seus jogos de primeira rodada no Mundial de Futebol Brasil 2014. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114