Cuiabá | MT 26/04/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 12 de novembro de 2014, 15h32

Educação Ambiental intensifica ações durante período de defeso


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realiza nesta quarta-feira (12/11), às 16 horas, no Centro Cultural Antônio Lopes Pereira, na Comunidade São Gonçalo Beira Rio o lançamento da campanha 2014/2015 do período de defeso da piracema. O evento é coordenado pela Superintendência de Educação Ambiental (Suea), do órgão.

O lançamento contará com a participação de representantes das Colônias de Pescadores e das comunidades de pescadores da região.

A abertura do evento será feita pela Banda da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Técnicos da Sema e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vão falar sobre a importância do monitoramento para a gestão do recurso pesqueiro do Estado, as ações da Sema; o homem x recursos pesqueiros; programas e ações do governo em apoio ao pescador profissional e as alternativas de sobrevivência durante o período de proibição da atividade.

A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Eliane Favaretto explicou que durante o período de proibição de pesca estarão sendo intensificadas as ações de educação ambiental. Após o lançamento da campanha, no dia 14/11 (sexta-feira), será a vez do município de Barão de Melgaço, a 113 quilômetros da capital, na Região Sul do Estado, receber uma programação especial.

Numa parceria com a Prefeitura Municipal, os técnicos da Sema estarão na Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros, nos períodos matutino e vespertino, realizando uma série de atividades incluindo palestras sobre temas como gestão de resíduos sólidos, pesca depredatória, monitoramento no período de defeso da piracema, Lei do Pantanal e avaliação e qualidade da água do Rio Cuiabá, no município de Barão de Melgaço.

Confira a baixo a programação completa do evento de lançamento da Campanha de Piracema 2014/2015, na Comunidade São Gonçalo Beira Rio, nesta quarta-feira.
16:00 horas – Abertura com a Banda da Polícia Militar de Mato Grosso

16: 30 horas – Secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda

17:00 horas - A Convivência com o Rio Cuiabá: passado e presente - Domingas Leonor - representante da Comunidade São Gonçalo Beira Rio

17:30 horas – Candido Correa “Candy” - Presidente da Colônia de Pescadores de São Gonçalo Beira Rio

- Elza Pereira - Presidente da Federação de Pescadores Profissionais de Mato Grosso

- Antônio José da Silva – Presidente da Colônia de Pescadores de Cuiabá – Z1

- Representantes de outras comunidades pesqueiras.

18:30 horas - A importância do monitoramento da piracema para gestão do recurso pesqueiro do Estado de Mato Grosso e as ações da Sema no seu papel protetor da ictiofauna de MT” - Neuza Arenhart - Analista de Meio Ambiente - SUBIO/CFRP/SEMA

19:00 horas - Homem X Recursos pesqueiros e suas tendências de futuro – contexto da ictiofauna matogrossense. – Profª. Lucia Matheus - Ufmt

19:30 - Programas e ações governamentais de apoio ao pescador profissional – representante da Seap – Sr. Lindenberg Gomes de Lima

20:00 horas - Alternativas de sobrevivências alem da pesca para o pescador - Contextualização – Roney Pinheiro; Wiliam Rocha Campolin e Josué Gusmão - Coordenadoria de Educação Ambiental- CEA/SEMA.

20:30 horas – Perguntas aos palestrantes – participação do público - com moderador

21:00 horas - Encerramento – Apresentação

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114