Cuiabá | MT 26/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 25 de maio de 2015, 11h59

Situação do Parque Bernardo Berneck será tema de audiência hoje


O evento está marcado para acontecer a partir das 15 horas, na Câmara Municipal de Várzea GrandeA situação do Parque Ambiental Bernardo Berneck, em Várzea Grande, será debatida em audiência pública realizada nesta segunda-feira (25 de maio), na Câmara Municipal, a partir das 15h. O espaço está abandonado e a estrutura está depredada, além de existir um problema referente à administração do local, já que Estado e município não assumem a manutenção do parque.

Deputado Wilson Santos (Foto) Fablicio Rodrigues/ALMT

Para tentar resolver a situação, o deputado Wilson Santos (PSDB) apresentou requerimento para o debate, que deverá contar com representantes de Várzea Grande e da administração estadual. A intenção é encontrar uma solução para o espaço que conta com aproximadamente 280 mil m².

O parque foi fundado em 2010, durante a gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), quando foi divulgado que teria sido construída uma área para shows com 6.200 m², palco e concha acústica, dois estacionamentos com 352 vagas ao todo, 3,5 quilômetros de trilhas para caminhada, dois playgrounds, dois sanitários, três áreas de ginástica com aparelhos e portaria.

Apesar da estrutura apresentada, a situação do local, cinco anos depois, é de completo abandono, “onde o mato toma conta da pista de acesso e do portão já destruído”, complementa o parlamentar. Situação semelhante ocorre nos banheiros, no palco para shows e nos playgrounds. O parque fica na Avenida Júlio Campos, em Várzea Grande, e está sendo ocupado por vândalos. A falta de segurança tem afastado a população do local, que deveria ser utilizado como lazer pelos moradores.

A questão administrativa deve-se ao fato de que o parque não é uma unidade de conservação, portanto, não é de responsabilidade do órgão estadual. Já para o município, o Tanque do Fancho, que fica ao lado da Prefeitura Municipal, consta como área de proteção ambiental, criada por Decreto nº 20/96, conforme divulgado no site da Sema. Como solução, uma das propostas que deverá ser debatida na audiência, será a de criação de áreas de conservação para que se possa viabilizar os cuidados por parte dos órgãos fiscalizadores.

Foram convidados para a audiência a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luíza Ávila Peterlini; de Cidades, Eduardo Chiletto; de Infraestrutura, Marcelo Duarte; membro do Ministério Público; prefeita Lucimar Campos, vereadores e secretários municipais, além de Organizações Não Governamentais voltadas ao meio ambiente.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114